Processo de Implantação da Gestão da Demanda na Cadeia de Suprimentos de Produtos de Mercearia Básica: um Estudo no Setor Atacadista Distribuidor
Informações
Código: GOL749
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Tema 03 - Logística e Supply Chain Management
Autores
Daniela de Castro Melo, Rosane Lúcia Chicarelli Alcântara
Resumo
A gestão da demanda é um tema emergente no campo de conhecimento da gestãoda cadeia de suprimentos. O que se busca com a gestão da demanda é a rápida e adequadaintegração das necessidades originadas do mercado na direção dos fornecedores, de modo abalancear e alinhar estrategicamente a demanda com a capacidade operacional ao longo dacadeia de suprimentos. A literatura sobre gestão da demanda é carente de trabalhos querelatem a implantação e aplicabilidade nas empresas do processo de gestão da demanda nacadeia de suprimentos. Este trabalho visa mapear e analisar o processo de gestão da demandana cadeia de suprimentos de produtos de mercearia básica considerando os elos atacadistadistribuidor e fornecedor. Para tal, realizou-se um estudo de caso na empresa atacadistadistribuidora Martins e em nove fornecedores desta empresa. A pesquisa revelou que oprocesso de implantação da gestão da demanda pode ser dividido em três fases: 1)alinhamento conjunto das diretrizes estratégicas de cada empresa; 2) desenvolvimento doplano de negócios conjunto e 3) execução e acompanhamento do plano de negócios. Aimportância e os incentivos da gestão da demanda permeiam todo o processo e compreendemo aumento da rentabilidade por meio da melhoria da eficiência e eficácia, como também ocompartilhamento de conhecimento e aprendizado pelas empresas. A contribuição destapesquisa está relacionada ao mapeamento das etapas para implantar a gestão da demanda combase na experiência de executivos das empresas pesquisadas. Apesar de o estudo ter selimitado a uma cadeia de suprimentos e ao setor de produtos de mercearia básica, a pesquisamostrou que é possível implantar a gestão da demanda com parceiros estratégicos na cadeiade suprimentos e que as empresas conseguem aumentar a rentabilidade mesmo diante dasdificuldades identificadas em seu processo. Além disso, esta pesquisa aponta indicadores dedesempenho utilizados pelas empresas pesquisadas para acompanhar e monitorar o processode gestão da demanda, ressalta a necessidade da interação inter e intraempresas paraacompanhá-los, como também o envolvimento da alta gerência em reuniões periódicas paraacompanhar o desempenho das empresas. Portanto, esta pesquisa se justifica pelo fato dagestão da demanda sob a perspectiva da gestão da cadeia de suprimentos ser um conceitonovo, ainda não consolidado, que carece de mais estudos e definições. Além disso, destaca-seo fato de a pesquisa trabalhar com casos práticos que abordam a sua implantação e gestão,apresentando e discutindo as experiências de empresas. Com isso, espera-se contribuir parauma melhor compreensão e visão mais ampla da gestão da demanda que aponte caminhos aserem adotados pelas organizações para a superação dos desafios atuais de conciliar asnecessidades dos clientes e as capacidades da cadeia de suprimentos. Por fim, os resultadosdeste trabalho podem despertar o interesse de outros setores industriais a desenvolveremestratégias de gestão da demanda ou servir de benckmarking para a implantação da gestão dademanda com parceiros estratégicos na cadeia de suprimentos.
Abrir PDF