EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


FATORES DE SATISFAÇÃO COM O USO DE AUTÔNOMOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS


Informações

Código: GOL260
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Tema 03 - Logística e Supply Chain Management

Autores

Peter Fernandes Wanke

Resumo

No Brasil, o serviço de transporte de cargas é predominantemente rodoviário e dependefortemente da subcontratação de motoristas autônomos. Esse artigo apresenta um resultado desurvey conduzido com 105 embarcadores - listados no Ranking Exame Melhores e Maiores -para avaliar não apenas os principais fatores relacionados à satisfação com os serviçosprestados pelos autônomos, mas também para agrupar as empresas contratantes em termos denecessidades comuns de serviço. Os resultados apontam para três grandes grupos deembarcadores, nos quais a percepção com relação à qualidade do serviço depende do usointensivo de autônomos, do volume de carga transportado por ano e do nível de exigênciacom relação à segurança dos carregamentos.Mais precisamente, os resultados da análise estatística nos fornecem as informaçõesnecessárias para responder a primeira pergunta da pesquisa: Os embarcadores de carga paratransporte rodoviário se agrupam de acordo com padrões de satisfação semelhantes? Osresultados da pesquisa indicam que sim. Tendo como referência os fatores encontrados napesquisa (Sinergia, Confiabilidade, Gerenciamento de Riscos e Qualificadores), osembarcadores agrupam-se inicialmente em dois grupos: um em que as expectativas quanto aonível de serviço a ser prestado pelo transportador são modestas e outro em que as expectativassão maiores. Este segundo subdivide-se em dois grupos, os quais diferem por um delesapresentar maior expectativa quanto ao gerenciamento de Riscos em relação ao outro grupo.Já com relação à segunda pergunta: Os agrupamentos podem ser distinguidos entre sipela tonelagem transportada anualmente e pelo percentual de transporte efetuado comautônomos, permitindo aos transportadores optar por um posicionamento de atendimento aum deles e a conseqüente customização de seus serviços? Como ocorreu com a primeirapergunta, os resultados indicam que a resposta para a segunda também é sim. Os trêsagrupamentos encontrados apresentam comportamentos distintos entre si com relação àsvariáveis tonelagem transportada anualmente e percentual de transporte efetuado comautônomos.Por fim, como limitação principal e sugestão para estudos futuros devem sermencionado que esta pesquisa não considerou outros dados demográficos relevantes comotipo de indústria, processo de manufatura utilizado ou região onde a empresa opera. O estudode relações entre o nível de satisfação com o serviço de transporte desejado por diferentesindústrias traria resultados valiosos.

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