EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Estratégia de Operações Internacionais: Evolução e Tendências


Informações

Código: GOL1456
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Tema 02 - Estratégia e Gestão de Operações Industriais

Autores

Cristiane Biazzin Villar, Ely Laureano Paiva

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo responder as seguintes perguntas de pesquisa: “comoevoluíram os estudos de estratégia de operações internacionais e como o campo estáestruturado atualmente para atender a crescente competitividade global?”. A competiçãoglobal vem crescendo rapidamente e o surgimento de novos atores e de novas tecnologias temdesafiado empresas a repensar sua estratégia de operações, levando-as a estruturar tanto agestão de suas cadeias de fornecimento quanto as suas manufaturas em um contextointernacional. Partindo-se do pressuposto de que a estratégia de operações internacionaispoderia possuir uma estrutura teórica similar á de estratégia de operações de uma maneirageral, e assim elevada a um contexto mundial, parece adequado avaliar os estudos integradosda internacionalização de operações a partir das áreas de decisão estratégica. Adicionalmente,o fato de o Brasil ter tido mais recentemente um destaque internacional ao possuir três entreas 100 maiores empresas transnacionais (UNCTAD, 2010) esta abordagem parece serrelevante e oportuna para os estudos brasileiros. Para atingir o objetivo proposto pelo presentetrabalho, conduziu-se um estudo exploratório com uma abordagem qualitativa baseado em umconjunto de artigos de gestão de operações internacionais, e para tanto a técnica escolhida foide metaestudo. Um total de 94 artigos e validados como de operações foram analisados,levantados a partir da revisão de literatura de 1959 a fevereiro de 2011. Com base na análisedos artigos, foi possível estruturar uma evolução histórica dos estudos de operaçõesinternacionais, desde os incipientes exercícios de internacionalização até os estudoscontemporâneos, divididos em quatro fases: A primeira fase apresenta a emergência dasestratégias de internacionalização a partir dos anos 1950, onde a internacionalização era vistacomo uma venda convencional, não havia planejamento ou visão das características domercado internacional. A segunda explora os primeiros estudos de estratégia de operaçõesinternacionais no início dos anos 1970, levando em conta, ainda sobre uma perspectivaintraorganizacional a necessidade de alinhamento entre a estratégia organizacional e aestratégia de operações. A partir da terceira fase, as organizações começam a buscar relaçõesinter-organizacionais para alavancar o processo. Nesse contexto, apresenta-se na terceira fasea chegada da customização em massa (e as competências cumulativas) e a globalização (coma possibilidade de integração com clientes e fornecedores internacionais). Finalmente, aquarta fase trata das perspectivas integradas e a chegada dos “Late Movers” nos anos 2000,levando em conta, entre outros aspectos, as relações e estratégias em rede. As principaiscontribuições do presente estudo são: (i) oferecer uma análise evolutiva da estratégia deoperações internacionais; (ii) apresentar um quadro referencial dos estudos integrados dainternacionalização de operações a partir das áreas de decisão estratégica, e; (iii) desenvolverproposições que poderão direcionar estudos futuros.

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