A jornada de empresas no Brasil rumo ao melhoramento contínuo
Informações
Código: GOL677
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Tema 02 - Estratégia e Gestão de Operações Industriais
Autores
Chen Yen-Tsang, João Mário Csillag
Resumo
Nos anos 80, a competitividade surpreendente das empresas nipônicas tornou-se objeto deestudos para os pesquisadores ocidentais. Como resultado destas pesquisas, eles descobriramque estas empresas orientais haviam incorporado a ideologia kaizen, que suporta toda aprodução e sistema da qualidade.Recentemente, a mudança de perspectiva nas pesquisas, que antes focavam as ferramentas damelhoria contínua para conceitos da visão baseada em recursos (RBV), fez com que aspesquisas relativas à melhoria contínua adotaram abordagens baseadas em rotinasoperacionais e questões comportamentais para o estudo da "capability de melhoria contínua",uma vez que as empresas com essa capability melhoram constante, intencionalmente ealinhadas com a finalidade da organização. Neste prisma de análise, a capability de melhoriacontínua se mostra cumulativa ao longo do tempo e isso levou ao surgimento de modelosevolutivos bastante discutidos na comunidade acadêmica.Enquanto no cenário internacional havia uma calorosa discussão sobre o modelo evolutivo dacapability de melhoria contínua e do seu desenvolvimento, no Brasil, segundo o levantamentode literatura, não foi detectada preocupação dos pesquisadores nacionais em refletirconceitualmente o modelo proposto aplicado nas pesqusias empíricas. Isto posto, o presentetrabalho visa refletir sobre a conceituação teórica do modelo e sua aplicabilidade nasempresas brasileiras, embora não se tenha a ambição de propor um consenso neste debate.A estratégia de pesquisa adotada é o estudo de casos múltiplos. Os casos foram compostos porum caso representativo de capability de melhoria contínua sustentada e por outras duasempresas que apresentaram evidências da capability estudada. Os dados foram coletadosmediante visitas técnicas e entrevistas multi-hierárquicas. As análises foram feitas via técnicasde análise de conteúdo empregando software Nvivo e conceitos de transformação de dadosqualitativos/quantitativos sugeridos por Miles e Huberman (1994).Como resultado, o presente trabalho concluiu que, embora os estágios tenham uma evidentetendência crescente, como preconizado pelos estudos de Bessant et al (2001), os caminhospara que se atinjam os estágios evolutivos não são desenvolvidos de acordo com umasequência rígida e os padrões de comportamento se desenvolvem de modo diferente ao longodo tempo de acordo com a realidade de cada empresa.Adicionalmente, no cenário nacional, nota-se que os padrões de comportamento preconizadospor Bessant et al (2001) servem como um guia para as melhores práticas para desenvolver acapability de melhoria contínua. A presença dos padrões de comportamento sugeridos porBessant et al (2001) nas empresas brasileiras reforça o conceito de convergência dos padrõesao nível dos países encontrado na pesquisa do Dabhilkar et al (2007). Uma terceiracontribuição é a inclusão da necessidade da disseminação das práticas que compõem ospadrões de comportamento, já que, conforme a definição de melhoria contínua, as atividadesdevem permear a organização toda e devem ser sistêmicas; assim, é pequena a influência derotinas que não são disseminadas por toda a empresa e ao longo do tempo.
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