O que Pensam e Sabem sobre Sustentabilidade os Futuros Profissionais? Os Conhecimentos sobre Meio Ambiente e as Práticas Sustentáveis de um Grupo de Universitários Cariocas
Informações
Código: GCT2414
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: Tema 09 - Inovação e Sustentabilidade
Autores
Veranise Jacubowski Correia Dubeux, Silvia Borges Correa
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar a compreensão de conceitos e aspráticas ambientais relacionadas à sustentabilidade entre jovens universitários de uma IESP dacidade do Rio de Janeiro. A fundamentação teórica desta pesquisa parte das idéias decivilização dos costumes e de processo civilizador, apresentados por Norbert Elias, e deambientalização, desenvolvido por Leite Lopes, a fim de revelar a percepção, o interesse, oconhecimento e as práticas desses jovens a respeito do tema sustentabilidade ambiental. Aambientalização é entendida como um tipo particular de processo civilizador (ELIAS, 1994a;1994b) que se traduz numa onda “ambientalizante” ou “ecologizante” que inunda várioscampos da vida social, a partir de um dado momento. Palavras como poluição e meioambiente, a partir da década de 1970, e num ritmo e quantidade crescentes desde então,passaram a estar presentes nos meios de comunicação de massa, na educação, na publicidade,na política, enfim, em vários âmbitos do cotidiano da sociedade contemporânea – com maisou menos intensidade, variando de uma coletividade para outra. Entretanto, como argumentaLopes et al (2004), meio ambiente e questão ambiental são noções que propiciam diferentesinterpretações e apropriações. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se,fundamentalmente, de uma pesquisa quantitativa, envolvendo a técnica do survey, queconsiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostrarepresentativa do universo investigado. Entre as conclusões da pesquisa, verificou-se que, sepor um lado, esses jovens se consideram bem informados sobre questões ligadas a meioambiente e sustentabilidade, de outro, como já se sabe para tantos outros aspectos da vidasocial, informação não implica em atuação. Ser – ou se considerar – bem informado nãosignifica que esses jovens atuem de maneira a sempre colocar em prática os conhecimentosadquiridos. Meio ambiente é uma questão que os mobiliza, mas que também geradesconfiança no que tange às atuações, no campo ambiental, de governos e empresas. Amaneira como esses jovens se ambientalizam passa, portanto: pelo conhecimento dosproblemas e dos conceitos da área ambiental; por algumas práticas cotidianas de proteção domeio ambiente (como a redução do desperdício de recursos naturais, o “consumo consciente”e a conscientização das pessoas sobre os problemas ambientais, mas, por outro lado, nãopraticam boicotes a empresas e/ou produtos que agridem o meio ambiente, não contribuemcom dinheiro e não trabalham como voluntários em organizações de defesa do meioambiente); e pela percepção de que, as entidades ecológicas, os indivíduos e os governos sãoagentes responsáveis pela preservação do meio ambiente e pela promoção da sustentabilidade.A pesquisa também revelou que esses jovens, que em breve estarão no mercado de trabalho,desconsideram o empresariado como elemento responsável pela preservação do meioambiente e pela promoção da sustentabilidade.
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