EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Escritório de Gerenciamento de Projetos no Combate às Perdas de Água: Um Estudo de Caso


Informações

Código: GCT2499
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: Tema 08 - Inovação e Gestão de Projetos

Autores

Mario Manzini Cianfanelli, Leonel Cesarino Pessôa, Fernando de Almeida Galdino

Resumo

Segundo dados do relatório Resultados 2010 da Companhia de Saneamento Básico do Estadode São Paulo – Sabesp (2010), o total produzido de água, em 2010, no estado de São Paulo foide 2.952,4 milhões de m³. No entanto, parte dessa água não chega ao consumidor final emfunção das perdas que atingem montantes elevados. A fim de reverter este quadro, a Sabespvêem implementando, ao longo dos anos, inúmeras ações objetivando reduzir as perdas deágua para patamares aceitáveis. Como conseqüência dessas ações, a perda de água, quecorrespondia a 34% do total em 2005, passou para 26% em 2010. Todas essas açõesapresentaram resultados positivos durante certo tempo, mas, com o passar dos anos, essesresultados mostraram-se insuficientes. Estabeleceu-se o objetivo de reduzir a perda de águapara 20% em 2013 e atingir 14% em 2018, patamar estabelecido de acordo com a AWWA –American Water Works Association (2003). Para atingir as metas propostas, cada vez maisdesafiadoras e necessárias, havia necessidade que o problema da perda de água fosseabordado de maneira inovadora. Para contribuir com esse objetivo, em 2010, foramimplementados, na Sabesp, os escritórios de projetos específicos para o combate às perdas.Eles foram criados na Unidade de Negócio Oeste - Sabesp/MO -. O objetivo desse trabalho édemonstrar a importância dos de escritórios de projeto para a redução de perdas naSabesp/MO. Sua implementação permitiu um melhor planejamento das atividades; um melhoracompanhamento das atividades; o estabelecimento de uma metodologia padrão emgerenciamento de projetos; padronização das atividades dos escritórios de projetos; umamelhor alocação e nivelamento dos recursos; o alinhamento entre a gestão dos escritórios deprojetos e as demais áreas da empresa; o alinhamento com o planejamento estratégico eoperacional; a criação de uma cultura com foco na solução dos problemas. Esse novo padrãode administração permitiu que a Sabesp/MO alcançasse resultados muito positivos. Foi vistoque, quando a metodologia da gestão de projetos foi implementada em dois setores pilotos,em 2008, houve uma redução de 42,59% das perdas de água, enquanto nos setores sem ogerenciamento de projetos houve um aumento de 7,4% na perda de água. Verificou-se que,no ano de 2009, quando a gestão de projetos passou a ser utilizada em 6 setores, houve umaredução de 50,86% nas perdas de água, enquanto nos setores que operavam sem ogerenciamento de projetos houve uma redução ínfima, de 0,2%. Por último, se examinado odesempenho da Unidade de Negócio Sabesp/MO em relação às demais Unidades de Negócioda região metropolitana de São Paulo, verifica-se que, depois de implantado o escritório deprojetos, aquela Unidade de Negócios foi a única a atingir a meta corporativa.

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