EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


A Gestão de Projetos Aplicada ao Ciclo de Vida dos Contratos de Novos Produtos: Estudo de Caso em uma Empresa do Setor de Autopeças


Informações

Código: GCT1072
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: Tema 08 - Inovação e Gestão de Projetos

Autores

Rudolf Fromm, Emerson Antonio Maccari, Cláudia Terezinha Kniess, César Augusto Biancolino, Giovane da Costa

Resumo

A indústria de autopeças, recorrentemente citada na literatura como um setor industrialenvolto em pressões de ordem competitiva de várias naturezas, enfrenta a cada dia grandesdesafios para controlar seus custos e manter sua rentabilidade, haja vista as ditas pressõessofridas em um mercado complexo e dinâmico. O presente trabalho de pesquisa foidesenvolvido com base nas observações realizadas junto às áreas comercial e dedesenvolvimento de produtos de uma empresa multinacional líder global no fornecimento decomponentes elétricos automotivos denominados “Sistemas de Distribuição Elétricos” (EDS),também conhecidos como cablagem ou chicotes elétricos. Neste sentido a pesquisa buscaidentificar através de sua questão principal como a prática da gestão de projetos aplicada acontratos de desenvolvimento e fornecimento de novos produtos pode contribuir efetivamentepara que o planejamento estratégico de empresas deste setor econômico possa estar alinhadoàs respectivas práticas operacionais derivadas deste tipo de atividade. Para tanto, a pesquisatraz como objetivos principais analisar a estrutura da indústria de autopeças, segmento EDS,por meio da identificação das forças competitivas, analisar o processo de gestão de contratosda empresa e analisar o processo de gestão de projetos de desenvolvimento de produtos daempresa. Para alcançar tais objetivos, este estudo está estruturado em um referencial teóricoassociado tanto à literatura voltada para o estudo da gestão de projetos ? referenciando-se emShenhar e Dvir (2010); Carvalho e Rabechini (2005), como para a área de desenvolvimentode novos produtos, baseando-se em Rosenfeld et al. (2006); Cooper (2008) e Turban (2009).Assim, o estudo baseia-se em uma pesquisa exploratória e descritiva operacionalizada atravésdo desenvolvimento de um estudo de caso único, de forma a estudar com profundidade edetalhadamente os parâmetros conceituais associados ao problema da pesquisa identificadosna plataforma bibliográfica. Nestes termos, a coleta de dados feita por entrevista junto aosexecutivos e gerentes das áreas estudadas com base na utilização de um instrumento depesquisa qualitativo semi-estruturado. Os resultados obtidos demonstram que a empresa,apesar de basear-se parcialmente nas melhores práticas de mercado com relação à gestão decontratos de novos produtos, não utiliza de forma estruturada e sistemática conceitosassociados à gestão de projetos que aproximem as atividades operacionais da empresa aosseus objetivos estratégicos tais como modelar e preparar relatórios padronizados regularessobre a evolução dos projetos para alta administração durante o desenvolvimento do produto,estabelecer um processo formal de aprovação por parte da alta administração ao final de cadaestágio de projeto e revisar ou fortalecer o sistema integrado de mudanças do projeto, opermite concluir que a gestão de contratos com os clientes quando não integradaadequadamente à gestão dos projetos de desenvolvimento do produto, ou não tratada comimportância estratégica pela alta administração, pode resultar em destruição do valor daempresa.

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