EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Estratégia e Objetivos na Gestão da Carteira de Projetos


Informações

Código: GCT399
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: Tema 08 - Inovação e Gestão de Projetos

Autores

Paulo Tromboni de Souza Nascimento

Resumo

O presente ensaio científico vem para criticar e substituir a concepção de trêsobjetivos na gestão da carteira de projetos: maximizar o seu valor, alinhá-la com aestratégia e equilibrá-la.Faltam critérios claros para promover o equilíbrio da carteira. Em particular, hávários equilíbrios da carteira, agrupados um tanto arbitrariamente, que exigem conceitose critérios diferenciados, a serem baseados na estratégia, capacitação e interações dentreos projetos e destes com as operações. A gestão de projetos tem que dar lucro, o quesugere uma analogia com a gestão de uma carteira de títulos financeiros: a seleção dosprojetos de maior valor. Contudo, é imprudente estreitar demais essa analogia. O textocritica a maximização como um algoritmo de cálculo em favor de uma visãocomportamental de retorno incessante à busca por lucros: a maximização processual.Além disso, há o problema crucial de conciliar três objetivos. Na verdade, é avisão estratégica que orienta a busca de resultados e os equilíbrios da carteira. Só quenão é a visão de áreas estratégicas onde se promove o alinhamento dos projetos.Retoma-se com destaque a noção de capacitação como o coração das idéias de sinergia,vantagem competitiva e interação dentre os projetos e com as operações. O andamentoda carteira define a capacitação tecnológica e mercadológica da empresa, um resultadoirreversível dos precedentes, comprometimento e aprendizado.Mais que isso, projetos implementam a estratégia em vigor, mas também criamestratégia emergente, descartando, reforçando e construindo capacitação. O ensaiorealça a importância da distinção entre projetos de exploração e de prospecção, queoriginam as estratégias emergentes, vitais para a renovação do negócio, e muitas vezesconflitam com o alinhamento estratégico.É preciso reconhecer o aprendizado estratégico e seu papel na redefinição dosobjetivos dos projetos e da carteira. A gestão de carteiras de projetos é um esforço decontínua elaboração e re-elaboração dos projetos, da carteira e da capacitação à luz dacomplexidade e incerteza das suas interações e das suas cambiantes circunstâncias.Enfim, trata-se de ir redefinindo a carteira em direções que aumentem o seu valor, o taldo máximo processual, a ser sempre revisto com as mudanças na situação da empresa.Isso demanda ênfase na geração de alternativas e na re definição iterativa dosobjetivos operacionais de cada projeto e da carteira. Tal definição é um processo quecomeça na criação de objetivos para a carteira como um todo e se prolonga noestabelecimento de missões para os projetos. Mas não é mera justaposição. É a visãoestratégica que permite esclarecer o que se quer em capacitação, e que sugere comoequilibrar a carteira no uso de recursos, no tempo, no risco e na prospecção e conciliartudo isso com o maior valor possível para a carteira numa dada situação.

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