EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Adoção de E-Business e Reflexos no Modelo de Negócios: Inovação Organizacional em Pequenas Empresas dos Setores de Comércio e Serviços


Informações

Código: GCT2328
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: Tema 04 - Inovação Organizacional e de Negócios

Autores

José Braz de Araujo, Silvia Novaes Zilber

Resumo

As Pequenas Empresas (PEs) constituem um segmento importante da economia brasileira,representando 98% das empresas, empregando 67% da mão-de-obra economicamente ativa,sendo responsáveis por somente 20% do PIB brasileiro (SEBRAE, 2005). Isto mostra que aprodutividade dessas empresas é relativamente pequena, podendo melhorar com a adoção depráticas organizacionais que aumentem o seu desempenho, dentre elas, o e-business, ounegócios eletrônicos, uma vez que este promove ampliação do alcance geográfico da empresa,dando maior visibilidade aos seus produtos, melhorando o relacionamento com clientes efornecedores, criando novos canais de comunicação, dentre outras vantagens. Para que o ebusinesspromova essa melhoria de desempenho das PEs, é necessário que esteja inseridoadequadamente em seu modelo de negócios, de forma a atender aos objetivos mais amplos daempresa. Neste contexto, a adoção de e-business por PEs constitui uma inovaçãoorganizacional, nos termos publicados no Manual de Oslo (OCDE, 2005), visando a criaçãode valor. O conceito de modelo de negócio neste trabalho segue Osterwalder, Pigneur e Tucci(2005), que o definem como sendo uma descrição do valor que uma empresa oferece para osclientes e da arquitetura da empresa e sua rede de parceiros para entregar este valor. Assim, oobjetivo desta pesquisa foi descrever o modelo de negócios utilizado pelas PequenasEmpresas dos setores de comércio e serviços para a adoção de e-business, observando asprincipais dificuldades para essa adoção e os principais resultados obtidos. Este estudocaracterizou-se como uma pesquisa descritiva, realizada em duas etapas: qualitativa equantitativa. A etapa qualitativa, um estudo exploratório com 13 pequenas empresas, ofereceusubsídios para a elaboração de um estudo quantitativo numa etapa posterior. Na etapaquantitativa foi realizado um survey com 156 empresas dos setores de comércio e serviços.Principais resultados da pesquisa: observou-se que, quanto à decisão sobre adoção de ebusinesse da forma como ele será implantado e operado, ocorre a centralização das decisõespelos sócios-proprietários, ratificando a afirmação de Leone (1999); como principal propostade valor entregue, destaca-se o uso da Internet para divulgação da marca ou do produto dasempresas, informado por 94,2% das empresas pesquisadas. Outros valores são: criação derelacionamento com clientes e fidelização, identificado por 78,9% das empresas e rapidez noatendimento ao cliente, com 78,2% das respostas. Em termos de estrutura, um terço dasempresas pesquisadas já possuem operações separadas da loja física e da loja virtual, ou seja,com pessoas diferentes dedicadas a cada uma das operações e um terço não fazem distinçãoentre essas atividades, ou seja, as mesmas pessoas dedicam-se a ambas atividades. Resultadosalcançados pelas empresas: ampliação no alcance geográfico das vendas, atendimento anichos inexplorados, melhoria na organização das tarefas de comercialização e utilização deredes sociais para relacionamento com clientes. Dificuldades encontradas: capacitação depessoal para atuar na Internet, encontrar parceiros para gestão do sistema dedicado a ebusiness.

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