EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Intangibilidade e Inovação em Empresas no Brasil


Informações

Código: GCT694
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: Tema 04 - Inovação Organizacional e de Negócios

Autores

Lília Sampaio Silva, José Glauber Cavalcante dos Santos, Anny Helba Mariana da Silva, Alessandra Vasconcelos Gallon, Márcia Martins Mendes De Luca

Resumo

O tema ativo intangível emerge na sociedade atual suscitando a discussão no contextocorporativo e acadêmico sobre a sua relevância para a riqueza das organizações por meio desua funcionalidade. No Brasil, o registro contábil dos ativos intangíveis no BalançoPatrimonial das empresas passou a ser obrigatório somente após a edição da Lei nº11.638/2007, que introduziu o Intangível no Ativo Não Circulante. Como são recentes asalterações impostas pela legislação, o presente estudo se propõe investigar a relação entre ograu de intangibilidade, definido com base nas informações contábeis, e o grau de inovaçãoem empresas inovadoras no Brasil, medido pelo Índice Brasil de Inovação (IBI), procurandodescobrir os efeitos do reconhecimento do ativo intangível no patrimônio dessas empresas. Aseleção de empresas potencialmente inovadoras para compor o universo amostral da pesquisase apoia nos resultados de alguns estudos que, ao investigar os temas ativo intangível einovação, constataram haver alguma afinidade entre ambos. Trata-se de pesquisa descritiva,de natureza qualitativa, realizada por meio de análise documental. Os dados secundários dasempresas – demonstrações financeiras padronizadas (DFP) e as informações necessárias parao cálculo do valor de mercado (quantidade de ações multiplicado pelo valor de cada ação) dosanos 2007, 2008 e 2009 – foram levantados no portal eletrônico da BM&FBovespa,possibilitando a mensuração do índice de investimentos em ativos intangíveis (IIAI) e do graude intangibilidade (GI). Os resultados revelam que (i) os intangíveis goodwill, software,marcas e patentes, em termos de frequência, e os intangíveis goodwill, concessões, software epesquisa e desenvolvimento (P&D) de produto, em termos de representatividade dosinvestimentos em intangíveis, são os mais significativos das empresas pesquisadas; (ii) asempresas dos grupos 1 e 2 de inovação (de maior intensidade tecnológica) apresentam osmaiores IIAIs, especialmente nos anos 2008 e 2009, evidenciando que canalizaram maisinvestimentos para os intangíveis se comparados às empresas dos grupos 3 e 4 (de médiabaixae baixa intensidade tecnológica); (iii) com exceção da análise das empresas do grupo 3,as demais análises (geral e dos grupos 1, 2 e 4 de inovação) apresentam redução do GI no ano2008 (após a edição da Lei nº 11.638/2007) e 2009, se comparados ao ano 2007; (iv) em2009, as empresas obtiveram médias superiores a 2, o que revela que o valor médio demercado das empresas inovadoras pesquisadas chega a superar o dobro do valor do seu capitalpróprio, sendo essa diferença atribuída aos seus ativos intangíveis; e (v) com base na análisedo ranking das dez empresas de maiores GIs e das dez de menores GIs não se pode identificarqualquer relação entre o GI e o grau de inovação nas empresas inovadoras pesquisadas.

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