Mensuração do Grau de Inovação de Micro e Pequenas Empresas: Estudo em Empresas da Cadeia Têxtil-Confecção em Sergipe
Informações
Código: GCT454
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: Tema 04 - Inovação Organizacional e de Negócios
Autores
Ana Teresa da Silva Neto, Rivanda Meira Teixeira
Resumo
As micro e pequenas empresas (MPE) são de fundamental importância para odesenvolvimento econômico e social no Brasil especialmente para a geração de empregos.Entretanto, apesar da importância que as MPE representam na economia nacional, ainda éelevada a taxa de mortalidade dessas empresas. O estudo sobre mortalidade de empresas noBrasil, realizado pelo SEBRAE (2007), aponta que, em média, no Brasil, 22% das pequenasempresas encerram as suas atividades no seu segundo ano de existência e o quadro se agravanos cinco primeiros anos de operação. Para tentar mitigar a taxa de mortalidade das MPE eelevar o nível de competitividade das micro e pequenas empresas, faz-se necessária a adoçãode estratégias que estimulem a inovação nessas empresas. O objetivo deste trabalho émensurar o grau de inovação em MPE da cadeia têxtil-confecção, que participam do ProjetoAgentes Locais de Inovação- ALI. A escolha desse setor se justifica porque o Estado deSergipe tem tradição e vocação nas atividades têxteis e de confecção, pois, nos últimos anos,esse segmento apresentou uma expansão no número de estabelecimentos superior à médiabrasileira. Foi realizada uma survey, e a amostra foi constituída de 82 micro e pequenasempresas participantes dos APLs localizados em Tobias Barreto, Itabaianinha e Aracaju. Aferramenta utilizada para medir o grau de inovação foi baseada no instrumento Radar daInovação, desenvolvido por Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006) e utiliza dimensões pelasquais uma empresa pode procurar caminhos para inovar. A ferramenta foi complementada porBachmann (2008) com a dimensão ambiência inovadora, por entender que um climaorganizacional propício à inovação é pré-requisito. O instrumento Radar da Inovaçãocontempla as dimensões: (1) oferta; (2) plataforma; (3) marca; (4) clientes; (5) soluções; (6)relacionamento; (7) agregação de valor; (8) processos; (9) organização; (10) cadeia defornecimento; (11) presença; (12) rede e (13) ambiência inovadora. O grau de inovaçãomédio das empresas é obtido pela divisão entre o somatório dos valores do grau de inovaçãoobtido em cada uma das empresas pelo número total de empresas pesquisadas. O valor 5 é apontuação máxima que cada empresa pode obter em cada uma das treze dimensões. O grau deinovação médio das empresas avaliadas na amostra foi de 2,1, indicando que a inovação aindaé incipiente nesse grupo de empresas. Os melhores resultados foram obtidos nas dimensõesplataforma e marca, enquanto as dimensões processos, agregação de valor, cadeia defornecimento e organização obtiveram as menores pontuações. Na comparação entre asempresas instaladas na capital e no interior do estado, os resultados obtidos pelas empresasinstaladas em Aracaju foram de um modo geral superiores aos obtidos pelas empresas dointerior do estado. Esses dados denotam que essas empresas necessitam de mais investimentosem ações para tentar alcançar o status ideal.
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