Como Ocorrem as Inovações em Serviços? Um Estudo Exploratório de Empresas no Brasil
Informações
Código: GCT94
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: Tema 04 - Inovação Organizacional e de Negócios
Autores
Luis Henrique Rigato Vasconcellos, Roberto Marx
Resumo
O objetivo deste artigo foi buscar uma melhor compreensão sobre o fenômeno da inovaçãonas empresas de serviços. Num primeiro momento propõe-se uma breve discussão acerca dasdefinições sobre inovações, para em seguida apresentar uma definição conceitual parainovação em serviços. Procurou-se seguir uma linha de abordagem segundo a qual, para seestudar e compreender o funcionamento do processo inovativo nas empresas se faz necessárioum estudo com maior profundidade nas organizações, investigando como ocorreram - emdetalhes - as inovações. Para essa finalidade foram conduzidos estudos de casos em cincodiferentes organizações de serviços no Brasil. Para melhor descrever o processo de inovaçãofoi empregado o conceito de cadeia de inovação proposto por Hansen e Birkinshaw (2007),isto é, uma visão expandida do fenômeno da inovação que forma uma espécie de cadeiacomposta pelas seguintes fases: geração de ideias (intradepartamental, interdepartamental einter-institucional); a conversão (seleção de ideias, incluindo a triagem, o financiamento e odesenvovimento) e a difusão (que é a disseminação na organização e no mercado). Atravésdos casos percebeu-se também que a Inovação segue uma lógica similar em relação àsinovações encontradas na literatura para bens físicos, sobretudo ao clássico modelo dos Stage-Gates proposto por Cooper (1993). Mas isso não que dizer que a lógica foi absolutamenteidêntica. Houve pequenas nuances. Para exemplificar, nos casos estudados não foramencontrados departamentos específicos de pesquisa e desenvolvimento, com a presença decientistas exclusivamente dedicados às atividades que promovam a inovação. Contudo, asempresas de serviço possuíam sempre um Setor de Inovação com pessoas trabalhando paraessa finalidade. Esse setor normalmente esteve associado às áreas de Marketing das empresase é detalhado no artigo. Também foi encontrada nas organizações de serviço a função de umexecutivo que centralizou as principais decisões dos projetos de inovações, usualmenteapresentados para um comitê decisor. Através dos casos estudados, pode-se constatar tambémque as empresas empregaram múltiplas fontes para geração de idéias, fato convergente com otrabalho proposto por Jensen et al (2007). Esses autores já haviam chamado a atenção para ainteração entre a empresa e seus clientes, empregados e fornecedores para alavancar oprocesso inovativo.
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