Produção Científica sobre Inovação em periódicos de alto impacto - 2006/2010: Uma análise sob a Ótica das Redes Sociais
Informações
Código: GCT873
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: Tema 03 - Inovação e Redes
Autores
Marcia Regina Santiago Scarpin, Giancarlo Gomes, Denise Del Prá Netto Machado
Resumo
O conhecimento científico é construído socialmente, de modo que a interação é essencial paraa geração de inovação. E se a organização não inova sozinha, ela precisa de fontes deinformações e conhecimentos que podem estar dentro ou fora dela. A utilização das redessociais na análise da produção científica permite a observação de aspectos interdisciplinaresdecorrentes da colaboração dos pesquisadores, além de proporcionar a análise e estruturaçãode um dado campo do conhecimento. Este estudo insere-se no âmbito das pesquisas quevisam compreender as redes sociais no campo da produção científica na área de inovação,pretendendo quantificar a troca de informações e a construção do conhecimento. O estudo temcomo objetivo identificar a formação de redes sociais na produção científica de inovação noperíodo de 2006-2010 nos periódicos Qualis CAPES de alto impacto (A1, A2, B1 e B2) doBrasil. A pesquisa é descritiva, com método quantitativo e de caráter documental. Foramanalisados 116 periódicos de alto impacto e foi definido que os artigos deveriam conter apalavra ?inovação? no título, no resumo ou nas palavras-chave. Quanto aos procedimentosadotados na análise quantitativa dos dados, utilizou-se da estatística descritiva para olevantamento da produção científica sobre inovação, e na análise das redes sociaisestabelecidas entre os autores e suas respectivas instituições, recorreu-se ao softwareUNICET® versão 6.0. Foram encontrados 454 autores, que representam os ?nós? que juntosproduziram 924 relações entre si, chamadas de ?laços?, de 205.333 laços possíveis, indicandouma rede social formada por laços fracos, fragmentada, com a existência de 82 subgrupos e debaixa densidade. No que se refere ao grau de centralidade, verificou-se um conjunto de atoresque compartilham conhecimento e desenvolvem trabalhos em equipe, porém restritos ao seugrupo, limitando o conhecimento entre os seus pares. Contudo foi possível observar que,mesmo com alto grau de centralidade entre os atores na rede social de inovação, existe umacooperação entre as IES. A centralidade de proximidade permaneceu igual para os principaisatores da rede, indicando que a informação circula mais facilmente entre esses atores. Autorescomo KANNEBLEY JR, S., SILVA, S. L., SUZIGAN, W. e ALBUQUERQUE, E. M.,também pertencem ao grupo que compõe a centralidade de intermediação. Os atoresintermediários são os mais importantes em uma rede social, pois por meio deles um atorinterage entre atores não adjacentes. Neste estudo destacam-se os autores ALBUQUERQUE,E. M. e SUZIGAN, W, pois eles são os principais conectores entre dois grupos de redessociais distintas que juntos conectam uma rede formada por outros 9 (nove) pesquisadores, amaior rede de intermediação possível. Esta rede favorece a expansão da rede social deinovação, pois autores que participam da rede de centralidade de intermediação compartilhamvárias linhas de pensamentos diferentes, estendendo seu conhecimento para além de umrestrito conjunto de pesquisadores, gerando ideias sobre novos temas a serem pesquisados, oucontribuindo para estudos em andamento.
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