Empreendedorismo Sustentável: Proposição de uma Tipologia e Sugestões de Pesquisa
Informações
Código: GCT2573
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: Tema 02 - Inovação e Empreendedorismo
Autores
Cândido Borges, Marcos Martins Borges, Vicente da Rocha Soares Ferreira, Estela Najberg, Marcelo Ferreira Tete
Resumo
O empreendedorismo, que sempre foi visto como um agente de transformação social, emespecial para o crescimento econômico (Schumpeter, 1934), passou a ser considerado tambémcomo um veículo que pode colaborar para o desenvolvimento sustentável (Dean & McMullen,2007; Kuckertz & Wagner, 2010). O empreendedorismo sustentável, que é a descoberta,desenvolvimento e exploração de oportunidades ligadas aos nichos sociais e ambientais, quegerem ganho econômico e melhoria social ou ambiental (Hockerts & Wustenhagen, 2010;Patzelt & Shepherd, 2010), está, dessa forma, atraindo a atenção de governos,empreendedores e pesquisadores. Apesar deste potencial e importância, os trabalhospublicados sobre empreendedorismo sustentável ainda são poucos. Esse desenvolvimentoainda embrionário de empreendedorismo sustentável gera dificuldades na delimitação do temae lacunas de pesquisa a serem exploradas. No intuito de aprofundar a discussão desse tema,este artigo tem como objetivo propor uma tipologia com as diferentes categorias deempreendedorismo sustentável e levantar aspectos ligados a ele sobre os quais ainda seconhece pouco e que poderiam ser explorados em novas pesquisas. Dentre as diferentesperspectivas do empreendedorismo, este artigo foca na criação de novas empresas (Gartner,1985), não fazendo parte do seu escopo o empreendedorismo corporativo (Dess, Ireland,Zahra, Floyd, Janney, & Lane, 2003; Miles, Munilla, & Darroch, 2009). Para a construçãodesta tipologia foi feita uma revisão da literatura sobre empreendedorismo sustentável. Atipologia proposta leva em conta três indicadores: (i) o nicho de negócio explorado (ambientalou social), (ii) a motivação da incorporação da sustentabilidade (meio ou objetivo) e (iii) autilização ou não dos pressupostos da responsabilidade social empresarial na empresanascente. O primeiro indicador considera se é explorado um negócio ambiental ou social. Osnegócios ambientais foram classificados em quatro categorias principais: (i) produtosecoeficientes, (ii) turismo e lazer na natureza, (iii) agricultura orgânica e extrativismo e (iv)reciclagem e reutilização. Os negócios sociais foram classificados em quatro categoriasprincipais: (i) produtos para grupos com necessidades especiais, (ii) microcrédito, (iii)comércio justo e (iv) negócios na base da pirâmide. O segundo indicador esta relacionadocom a motivação para a incorporação da sustentabilidade, se ela é o objetivo do empreendedorao criar o negócio, ou apenas um meio utilizado para realizar ganhos financeiros. O terceiroindicador trata da utilização ou não dos pressupostos da responsabilidade social empresarialna empresa nascente.
Abrir PDF