EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


A Gestão de Spin-offs por Pequenas e Médias Empresas de Base Tecnológica no Brasil: Motivações, Barreiras e Influências


Informações

Código: GCT1449
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: Tema 02 - Inovação e Empreendedorismo

Autores

Jonas Mendes Constante, Tales Andreassi, Karla Schuch Martins

Resumo

Como pequenas e médias empresas podem inovar em um país emergente através da geraçãospin-offs tecnológicos e influenciar no crescimento destas organizações? A literatura decorporate venturing, desenvolvida por autores como Burgelman (1983), Von Hippel (1988),Chesbrough (2002), tem abordado a gestão de novas empresas de base tecnológica porgrandes grupos econômicos, porém poucos estudos têm sido realizados para conhecer asinfluências de pequenas e médias empresas na geração de novos negócios em paísesemergentes. Com um estudo qualitativo do tipo multi-caso, o objetivo desta pesquisa foibuscar respostas para essa pergunta através da investigação do processo de gestão de spin-offsem pequenas e médias empresas brasileiras de base tecnológica, identificando as motivações,influências e barreiras para realização deste fenômeno no Brasil. Foram analisados quatrocasos que atendiam as características da pesquisa: a) empresa-filha fundada com aparticipação de colaboradores da empresa-mãe; b) spin-off visando a comercialização detecnologia desenvolvida pela empresa-mãe; c) empresa-filha foi ou é suportada pela empresamãe.Entrevistas semi-estruturadas foram conduzidas junto aos sócios, gestores ecolaboradores das empresas-mãe e das novas empresas. As proposições levantadas apontamque os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e uma cultura organizacionalaberta ao empreendedorismo contribuem para a geração de spin-offs nas pequenas e médiasempresas de base tecnológica. Este ambiente atinge tanto os sócios quanto os colaboradoresdestas empresas, que se sentem motivados a empreender. As principais motivaçõesencontradas para a geração de spin-offs são: a) estratégia de diversificação da empresa-mãe;b) garantia de maior foco para uma tecnologia específica, que dentro da empresa-mãe nãoseria possível e c) completar a cadeia de valor da empresa-mãe. As iniciativas governamentaisde apoio a criação de novas empresas foram essenciais para o desenvolvimento dos spin-offsanalisados, já que em todos os casos a maior dificuldade durante o processo era a obtenção definanciamento para o novo negócio. Ao contrário de grandes grupos econômicos as pequenasempresas-mãe não puderam contribuir com aportes significativos de capital. Outra evidênciaapontada foi a interdependência entre a nova empresa e a empresa-mãe, principalmente emseus primeiros anos, ter sido muito forte. A empresa-filha alimentou-se dos recursos daempresa-mãe para desenvolver-se e sobreviver. Diante deste cenário, as empresas-mãe optampor incubar o novo negócio em suas instalações até que o mesmo esteja pronto para lançar-seno mercado. A grande influência das empresas-mãe para o desenvolvimento das novasorganizações foi o total acesso e relacionamento com clientes e fornecedores, aproveitando-sedo histórico da empresa-mãe com estes atores. A captura de valor do spin-off por parte daempresa-mãe ocorreu através da: a) maior exposição da empresa-mãe em virtude da forteintegração entre as duas organizações; b) incorporação de tecnologias desenvolvidas pelaempresa-filha; c) parceria estratégica com a empresa-filha em segmentos estratégicos.

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