EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Análise Multi-Casos das Dimensões da Inovação em Empresas de Pequeno Porte


Informações

Código: GCT913
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: Tema 02 - Inovação e Empreendedorismo

Autores

Lílian Barros Pereira Campos

Resumo

As empresas de pequeno porte, empregadoras de até 99 funcionários, têm relevante papel naeconomia brasileira por serem significativas em quantidade e em geração de empregos.Segundo Santos (2010), essas empresas correspondem a 99% das empresas brasileiras, gerammais de 50% dos empregos formais mas, representam apenas 20% do PIB brasileiro. Épatente a sua fragilidade demonstrada pelo alto índice de mortalidade nos primeiros anos devida. Diante deste cenário, justifica-se o estudo de práticas da gestão da inovação nessasempresas que precisam desenvolver vantagens competitivas sustentáveis. Uma estratégiacalcada no lançamento de novos produtos, ou até mesmo em inovações incrementais demarketing e vendas tem sido apontada pela literatura como alternativa viável para a geraçãode inovação nessas empresas (BHASKARAN, 2006). Para elucidar esta questão, lançou-semão da revisão da literatura sobre práticas e dimensões da gestão da inovação (SCHERER ECARLOMAGNO, 2009). Esta estratégia foi fundamental para analisar a evolução da gestãoda inovação que foi marcada por melhores práticas dominantes ao longo do tempo(ROTHWELL, 1994; ORTT e DUIN, 2008). Esta evolução se deu a partir de quando a práticado laboratório de P&D corporativo incorporou métodos de gestão de projetos para o P&D,abriu-se para a colaboração interna entre diferentes funções da empresa e incorporouconhecimento de usuários e competidores. Foi necessário também aprofundar a abordagem dotema verificando quais dificuldades e alternativas para as empresas de pequeno porte quandoo assunto é gestão da inovação. Para levantar dados diretos do fenômeno analisado, foi feitoum estudo multi-casos em três microempresas. Verificou-se as dimensões da gestão dainovação mais críticas para este tipo de empresa. Os resultados confirmam que inovar não temsido uma prioridade para essas empresas uma vez que seus líderes estão envolvidos nasolução de questões básicas de gestão tais como organização, planejamento e produção. Oestudo reforçou também o que a literatura diz sobre a gestão da inovação em empresas depequeno porte nas quais, via de regra, os processos são conduzidos de maneira nãosistemática e informal (VIEIRA et al, 2008). Foi identificado, como apontam OCDE (2006) eCaron (2004), que o acesso a recursos de incentivo à inovação é uma das principaisdificuldades da gestão da inovação em empresas de pequeno porte. Os aspectos relacionados apessoas dedicadas à inovação, estruturação de processos de levantamento e avaliação denovas ideias e estrutura dedicada à inovação também são apontados como críticos para oscasos estudados.

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