EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Fatores do Regime Tecnológico Motivadores da Imitação: Um Estudo no Segmento de Tênis do Setor Calçadista Brasileiro


Informações

Código: GCT1359
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: Tema 01 - Estudos Setoriais de Inovação

Autores

Walter Bataglia, Fabricio Simplicio Maia, Tatiane Silva Tavares Maia, Claudia Fernanda Franceschi Klement

Resumo

O presente estudo parte do pressuposto de que as empresas imitam para manterem aigualdade de concorrência ou rivalidade em um determinado setor. Buscou-se colaboraridentificando exploratoriamente os fatores do regime tecnológico motivadores da imitaçãoentre empresas no segmento tênis do setor calçadista brasileiro. O quadro teórico dereferência envolveu a abordagem dos temas regime tecnológico e imitação entre empresas. Oambiente tecnológico das empresas pode ser caracterizado a partir de quatro dimensões:apropriabilidade, oportunidade, cumulatividade e complexidade da base do conhecimento. Nocaso específico das estratégias de imitação, as condições mais favoráveis do regimetecnológico são: alta oportunidade e baixa apropriabilidade. A condição de cumulatividadenão é tão relevante já que as estratégias de imitação podem se dar tanto em situações de altaquanto baixa cumulatividade. Entretanto, a alta cumulatividade pode favorecer as estratégiasde imitação, tendo em vista que estas estratégias também estão associadas à inovaçãoincremental. A pesquisa se caracteriza como qualitativa por envolver a busca da compreensãode como as dimensões do regime tecnológico se relacionam com a imitação entre empresas. Apartir da interpretação do discurso de gestores sobre as práticas de imitação do setor,elaboraram-se proposições tentativas, não definitivas sobre a temática proposta. O trabalho foidesenvolvido a partir do estudo de casos múltiplos, envolvendo entrevistas gravadas comexecutivos do primeiro e segundo níveis hierárquicos de quatro empresas para levantamentode dados. A análise dos dados foi conduzida por meio da técnica de análise de conteúdo,utilizando-se a análise temática categorial. As categorias foram estabelecidas a priori, a partirda base teórica sobre regime tecnológico e imitação. Evidenciaram-se os fatores centrais emcada dimensão do regime tecnológico que motivam a imitação no setor. No que se refere àapropriabilidade, destacaram-se a ausência de patentes e de desenvolvimento contínuo; aalta ensinabilidade, observabilidade e codificabilidade do conhecimento; a baixa dependênciasistêmica; e a perda de funcionários-chave. Vinculados à complexidade do ambientetecnológico, sobressaíram-se o baixo grau de escolaridade, a baixa variedade de tipos deprocessos na manufatura e a baixa capilaridade do conhecimento tecnológico. Em relação àcumulatividade, destacaram-se o baixo conteúdo tecnológico dos produtos e processos e obaixo grau de escolaridade. Por fim associada à oportunidade, predominou a baixaintensidade (grau) de pesquisa e desenvolvimento. Analisando-se essas dimensões se podeafirmar que o potencial de imitação das empresas do setor tende a ser maior quanto menos serealiza atividades de P&D na empresa; menor é a importância do grau de escolaridade; menoré o conteúdo tecnológico dos produtos e processos; e menos são relevantes os processos demontagem e formação dos produtos. Esse primeiro panorama permite se pensar que sejapossível se validar estatisticamente em trabalhos futuros uma escala para mensuração daimitação entre empresas no nível dos setores de atividade empresarial.

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