EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Determinantes dos Ratings de Emissões Corporativas: Um Estudo Empírico com Empresas da América Latina


Informações

Código: FIN303
Divisão: FIN - Finanças
Tema de Interesse: Tema 05 - Mercados e Instituições Financeiras

Autores

Anita Castello Branco Camargo, Marcelo Cabus Klotzle, Antonio Carlos Figueiredo Pinto, Mario Domingues Simões

Resumo

O mercado de capitais das grandes economias mundiais já incorporou o conceito de rating hámuitos anos. A existência de agências de rating capazes de fornecer classificações de risco decrédito totalmente independentes é uma condição imprescindível para o desenvolvimento dequalquer mercado de dívida. Este estudo tem como objetivo avaliar se as variáveis definidasno contrato de um bônus corporativo afetam o rating associado por estas instituições paradeterminada emissão. Foram analisadas as emissões primárias de empresas que emitirambônus corporativos entre os anos de 2001 a 2008. A amostra compreendeu empresas doBrasil, Argentina, Colômbia, México, Panamá e Venezuela. No que se refere à metodologia,foram utilizados dois métodos estatísticos para a análise: uma regressão múltipla (MQO) comdados de corte transversal e um modelo probit ordenado. Após a coleta dos dados, a matriz decorrelação foi analisada para verificar a possível presença de multicolinearidade entre asvariáveis. Em seguida, realizou-se uma análise através das estatísticas descritivas da amostrapara verificar as premissas de normalidade e homocedasticidade dos resíduos da regressão.Foram analisadas as variáveis cupom, preço de emissão, volume de emissão, prazo paravencimento e a presença de garantia, além da influência do risco país representado pelo EMBI+. Os resultados mostraram que não houve diferença de desempenho entre os dois modelos. Equanto às variáveis analisadas, o cupom, prazo até o vencimento e a garantia demonstraramexercer influência significante sobre o rating da emissão. Apesar da significância encontradapara o prazo até o vencimento, esta variável demonstrou uma relação negativa com o ratingcontrariando a hipótese inicial de que títulos de menor prazo até o vencimento deveriamreceber ratings melhores. O resultado encontrado para a garantia, onde títulos sem garantiatendem a receber melhores ratings, poderia ser explicado pela possível existência de umconflito de interesses entre as agências e os emissores. Por sua vez, o coeficiente negativo esignificante do cupom demonstrou que quando o cupom aumenta, piora a classificação dorisco de crédito. Este resultado está de acordo com a hipótese levantada, pois o spread é maiorpara emissores com classificações piores. Como sugestão para pesquisas futuras, seriainteressante estudar o impacto causado no rating pela adição de variáveis contábeis daempresa ao modelo aqui proposto. Como exemplos para estas variáveis destacam-se o índicede cobertura de juros, o nível de endividamento e o tamanho da empresa medido pelo total deativos. A influência pura destas variáveis sobre o rating já foi bastante estudada pelaliteratura. Contudo, durante o tempo em que esta pesquisa foi realizada, não foramencontrados estudos que fizessem uma comparação sobre o desempenho do modelo quando asvariáveis financeiras da empresa são adicionadas como variáveis de controle às característicascontratuais da emissão como determinantes adicionais do rating.

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