EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Determinantes de Comportamento de Risco no Uso de Cartões de Crédito por Estudantes Universitários


Informações

Código: FIN1354
Divisão: FIN - Finanças
Tema de Interesse: Tema 07 - Temas Livres

Autores

Wilson Toshiro Nakamura, Wesley Mendes da Silva, Daniel Carrasqueira de Moraes

Resumo

A relevância da indústria de cartões de crédito no Brasil é evidente. A respeito ao tema docrédito de forma mais ampla, nos últimos anos a economia brasileira tem crescido em termosdo volume de crédito. No Sistema Financeiro Nacional Brasileiro, entre janeiro de 2004 ejaneiro de 2011, a relação crédito bancário/Produto Interno Bruto evoluiu de 24, 3% para46,5%. Em adição, o volume de crédito passou de ~R$417,8bi para ~R$1,71tri, essesmovimentos baseiam-se no crescimento da carteira de Pessoa Física, que representava ~38%do crédito. E, ao final desse mesmo período, atingiu ~46% do estoque de crédito, o queequivale a ~R$787,1bi (DEPEC, 2011). Esse fenômeno, considerado em interação com oevidente crescimento do mercado de cartões de crédito (~400% na última década) no Brasil,fornece elementos para aquilatar razoavelmente o porte da indústria de cartões, sem que odesenvolvimento de pesquisas sobre questões relativas ao comportamento dos indivíduos nouso de cartões de crédito tenha acompanhado esse ritmo. Entende-se ainda que os estudantesuniversitários, por constituírem a base da sociedade futura, configuram um público cujocomportamento financeiro influencia fortemente os padrões de endividamento, deinvestimento e de estoque de capitais disponíveis para a economia no futuro. Assim, oobjetivo desta pesquisa é verificar a existência de associações entre perfil de estudantesuniversitários e comportamentos considerados ‘de risco’ no uso de cartões de crédito. Paratanto, foram empregadas regressões com variável de resposta binária, a partir de 769estudantes universitários na cidade de São Paulo. Os principais resultados alcançados sãodois: i) os parâmetros estimados nas regressões sugerem que um maior número de cartões decrédito que os estudantes utilizam pode aumentar significativamente a probabilidade decomportamentos vistos como arriscados na utilização desse instrumento financeiro, tal comodefende Black (2001); ii) existem indícios significativos de que a educação financeira podeinfluenciar o comportamento dos estudantes frente à sua propensão a assumircomportamentos arriscados no uso de cartões de crédito. Assim, os estudantes que alegaramconhecer as taxas de juros (~31% dos respondentes) cobradas pelas administradoras decartões, em média, apresentaram menor propensão a assumir comportamentos arriscados. Emsíntese, os resultados apontam para a conveniência e necessidade de fornecer informaçõesrelativas ao uso de produtos financeiros, destacadamente os cartões de crédito, tendo em vistaos altos juros aos quais seus usuários estão submetidos. À luz das respostas coletadas, existeum papel potencial a ser exercido pela indústria financeira e pela Universidade, considerandoseorientação para investimentos, tendo em vista a manutenção do poder de consumo futuro(especialmente quando considerada a percepção dos indivíduos do sexo feminino). Isto seriaum aspecto contributivo para auxiliar os adultos mais jovens a gerenciar seus recursos deforma mais próxima do que poderia ser julgado alinhado com a racionalidade econômica,segundo escolhas intertemporais em termos de consumo e poupança ao longo do ciclo devida.

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