Relações Bancárias e Desempenho: Uma Abordagem Integrada no contexto das PME's portuguesas
Informações
Código: FIN141
Divisão: FIN - Finanças
Tema de Interesse: Tema 02 - Governança, Fusões e Aquisições e Estrutura de Propriedade
Autores
António Pedro Soares Pinto, Mário Gomes Augusto, Paulo M. Gama
Resumo
Este trabalho pretende dar um contributo para o estudo integrado das relações bancárias e dodesempenho empresarial e avaliar a sua endogeneidade através de um sistema de equaçõessimultâneas. Entre os factores de carácter interno que condicionam o desempenho empresarialreferem-se: as relações bancárias (Degryse & Ongema, 2001, Ongema & Smith, 2001), ogoverno da empresa (Bhagat & Bolton, 2008), os recursos humanos (Rogoff, Lee & Suh,2004), o marketing (Kara, Spillan & Deshields, 2005), a qualidade, a inovação e os recursostecnológicos (Donovan, 1996), os valores culturais e os sistemas de informação (Tse &Soufani, 2003). Centramo-nos nos dois primeiros.As relações bancárias permitem superar problemas de assimetria de informação e aliviar asdificuldades na obtenção de recursos financeiros, constituindo o mercado de crédito aprincipal fonte de financiamento das pequenas e médias empresas (PME\'s), ganhandorelevância o estudo da intermediação bancária, como condicionante do desempenhoempresarial (Boot, 2000).A revisão da literatura (Degryse & Van Cayselle, 2000, Hernandez & Martinez, 2010)identifica um conjunto de factores externos e internos que justificam a selecção das entidadesde crédito. Entre os primeiros, Ongena & Smith (2000) advertem que o número de relaçõesbancárias nos países de tradição continental é maior do que nos países de tradição anglosaxónicae Soenen (1989) e Lundahl, Vegholm, & Silver (2009) referem o custo dos serviçosfinanceiros, a flexibilidade e qualidade dos serviços, as relações pessoais e os serviçosespeciais. Nos segundos, destacam-se a dimensão (Iturralde, Maseda, & Jose, 2010), aselecção adversa (Detragliache, Garella, & Guiso, 2000), o sector de actividade (Neuberger,Solving, & Schacht, 2007), a internacionalização (Hernandez & Martinez, 2010) e astecnologias de informação (Johns & Perrrot, 2008). Neste trabalho apenas serão analisados osfactores internos.A literatura sustenta também que as relações bancárias condicionam a rendibilidade (Ongema& Smith, 2001) e esta por sua vez o número daquelas (Yosha, 1995, Detraguiache et al.,2000), sugerindo essa mesma literatura uma relação de causalidade recíproca entre elas(Degryse & Ongena, 2001, Fok, Chang, & Lee, 2004).Paralelamente, as especificidades das PME’s , nomeadamente a natureza familiar que aestrutura de propriedade e controlo lhes confere, remetem-nos para o estudo do governo daempresa e dos mecanismos de controlo, no cumprimento dos propósitos empresariais (Denis& McConnel, 2003).O modelo de equações simultâneas utilizado permite uma abordagem integrada das relaçõesbancárias e do desempenho empresarial. Os resultados sugerem uma relação de reciprocidadeentre si. A estimação do modelo formulado indica uma relação directa entre a rendibilidade eo número de relações bancárias e que as empresas, em contextos de assimetria de informação,são incentivadas a procurar novas relações. Os resultados apontam ainda para que adiminuição da selecção adversa, que resulta de uma maior rendibilidade, permite às empresasreduzirem os constrangimentos que decorrem de uma relação bilateral.
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