EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Empresas Agindo como Atores Políticos: Um Estudo de Caso Sobre uma Coalizão em Educação no Brasil


Informações

Código: ESO3027
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 11 - Estratégia, Governo e Desenvolvimento

Autores

Lara Elena Ramos Simielli, Mário Aquino Alves

Resumo

Atualmente, no Brasil, existem duas grandes coalizões que lutam pela melhoria da educaçãopública no país. São elas: a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e o Todos pelaEducação (TPE).O inovador, nestas coalizões, é o fato de que pela primeira vez há duas coalizões lutando pelomesmo objetivo. Mais do que isso, a emergência recente de uma nova coalizão (TPE) foicapaz de incluir novos atores (empresas, institutos e fundações empresariais) em um campohistoricamente dominado pelos movimentos sociais.O TPE define-se como uma aliança entre o governo, a sociedade civil e o setor privado. O seucomitê diretivo, porém, é composto por 16 indivíduos, basicamente empresários ouexecutivos de grandes corporações, além de representantes de institutos e fundaçõesempresariais, e sua fonte de financiamento advém de cotas, patrocinadas pelas empresas einstitutos empresariais ligados a ele, como Gerdau, Banco Itaú, Fundação Itaú Social, SuzanoPapel e Celulose, Fundação Educar DPaschoal, Instituto Ayrton Senna, entre outros.O TPE pode ser analisado dentro das discussões teóricas sobre cidadania corporativa e sobre amudança do papel das empresas nas sociedades contemporâneas, para além do objetivoeconômico, atuando como membros da sociedade e influenciando as políticas públicas(Barley, 2010; Moon, 2004; Palazzo & Scherer, 2008). Do ponto de vista da literaturaempresarial, o envolvimento de empresas em questões de políticas públicas diz respeito aocampo das chamadas estratégias de não-mercado (Baron, 1995), caracterizado porenvolverem a intermediação com aspectos da esfera pública: o público em geral, o governo,instituições públicas, mídia e outros agentes interessados no funcionamento das corporações(Baron, 1995), comumente chamados de stakeholders (Donaldson & Preston, 1995).Os resultados aqui apresentados basearam-se no levantamento de dados e em um estudo decaso, de caráter exploratório e descritivo. Foram realizadas entrevistas baseadas em roteirosemi-estruturado ancorado em perguntas-chave com 20 atores, englobando o corpo diretivo emembros do TPE e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, além de pessoas dedestaque da área educacional, externas às coalizões.Buscamos, assim, analisar a coalizão intitulada Todos pela Educação (TPE), a partir doentendimento dos seus recursos, sua legitimidade, seu poder de barganha, sua relação com ogoverno e os motivos que levaram à sua formação e à defesa da melhoria da qualidade daeducação. O TPE, neste contexto, surge como exemplo de uma nova forma de atuação políticadas empresas, por meio da participação dos empresários e executivos, e os respectivosinstitutos e fundações, na formulação e implementação de políticas públicas de educação.

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