EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Suape e Alianças Estratégicas: Caminhos para o Desenvolvimento Regional


Informações

Código: ESO2308
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 11 - Estratégia, Governo e Desenvolvimento

Autores

Fredy Bezerra Carneiro, Luciana Gondim de Almeida Guimarães, Maria de Lara Moutta Calado

Resumo

Complexos portuários são locais propícios ao crescimento econômico pela reunião deempresas de produção e de serviços, pois geram empregos e rendas e seus produtos podem sercomercializados a menores custos de fretes. Um porto é composto de três macro fatores quesão as instalações fixas, os equipamentos e a gestão. Tal combinação determina sua eficiênciaoperacional. Para conquistar posição de excelência e serem atrativos, portos demandaminvestimentos em instalações físicas, em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, quepodem ser aceleradas através de formação de parcerias. Redes e alianças estratégicas entre asentidades na área de influência portuária fortalecem os operadores portuários, operadoreslogísticos, fábricas e empresas de serviços, reduzindo custos e evitando a competição local.Os grandes portos mundiais firmaram parceiras com empresas, governos e outrasorganizações, para alavancar suas possibilidades de crescimento. Redes, joint-ventures ealianças estratégicas podem ser compreendidas como macro-organizações e competem comempresas externas às redes ou com outras redes. Alianças são arranjos voluntários entre duasou mais organizações. Estas alianças são estratégicas se contribuírem diretamente para acriação de vantagem. Em Pernambuco, o Porto de Suape vem-se consolidando como um pólode desenvolvimento local. Assim, o objetivo deste trabalho foi descrever os elementos de umdos fatores críticos de sucesso para o desenvolvimento do hinterland de Suape/PE: aformação de alianças estratégicas. A região de influência considerada é uma área de raio de800 km com centro no Porto, responsável pela geração de 90% do PIB nordestino brasileiro,compreendendo sete capitais com cinco aeroportos internacionais e abrigando 20 milhões depessoas. Esse estudo foi qualitativo, baseado em pesquisa exploratória bibliográfica e em dezentrevistas semi-estruturadas com representantes da esfera pública, empresas e instituições deensino e pesquisa, realizada entre outubro de 2010 e fevereiro de 2011. A literatura adotadaevidencia que a formação de redes e alianças estratégicas são formas potenciais para se criarvalor, reduzir custos de transação, aumentar o fluxo de informações entre os atores e ampliaro acesso a mercados por meio da cooperação entre as entidades interessadas nodesenvolvimento do cluster. Os resultados encontrados sugerem que a formação de aliançasestratégicas entre empresas, governos, instituições de pesquisa e ensino, e portos conduzirama área de influência dos maiores sistemas portuários a uma região geográfica desenvolvidasocial e economicamente. As evidências indicam que o mesmo poderá suceder a Suape. Asconclusões apontam para que é necessário aumentar a oferta de modais de transporte,instituições de ensino e de pesquisa podem auxiliar as empresas e gerar inovações, que ocampo de trabalho deve ser utilizado para a formação de pessoal e que é necessário criar umaentidade coordenadora das redes e das alianças entre as organizações interessadas nodesenvolvimento da região.

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