EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Análise dos stakeholders das empresas industriais do Estado de São Paulo


Informações

Código: ESO1392
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 11 - Estratégia, Governo e Desenvolvimento

Autores

Flavio Hourneaux Junior, João Paulo Lara de Siqueira

Resumo

O aumento da complexidade das relações das organizações, tanto nos aspectos internos, comoe, principalmente, nos externos, ratifica a posição de vários autores sobre a necessidadeestratégica da gestão do relacionamento com os stakeholders como crítica para a estratégiaorganizacional (FREEMAN, 1984; FROOMAN, 1999). O problema se intensifica com ainserção da variável sustentabilidade nas organizações, o que pressupõe um relacionamentoético, saudável e de resultados positivos, tanto para as organizações, como para seusstakeholders. Assim, neste estudo pretende-se analisar as relações entre as empresasindustriais do Estado de São Paulo e seus stakeholders, em função das característicasatribuídas a eles, segundo a visão das empresas pesquisadas. A pesquisa, de naturezadescritiva e quantitativa, tem como base conceitual a Teoria dos Stakeholders, disseminada apartir da obra de Freeman (1984) e, de acordo com a classificação de Donaldson e Preston(1995), apresenta um enfoque instrumental e descritivo, não considerando os possíveismotivos e razões a partir dos quais a organização visualizaria ou não a Gestão deStakeholders, aspectos esses analisados a partir da ótica normativa. A pesquisa empírica temcomo base os estudos de Mitchell, Agle e Wood (1997) e Agle, Mitchell e Sonnenfeld (1999),que defendem que três atributos propostos por eles – poder, legitimidade e urgência –,definiriam a influência de cada stakeholder sobre a organização em foco e, desta forma,possibilitariam determinar diferentes categorizações para os stakeholders. O levantamento dedados foi feito por meio de uma pesquisa quantitativa do tipo survey, com a utilização de umquestionário eletrônico enviado aos associados do CIESP, associação que congrega cerca de8.000 empresas relacionadas ao setor industrial do Estado de São Paulo. A amostragem foi dotipo intencional e não probabilística, sendo a posterior análise dos dados realizada de formaunivariada e multivariada e atingiu um número de 149 respostas completas e válidas. Apesardas restrições de caráter metodológico, os resultados evidenciaram que os stakeholders sãovistos de forma diferente a partir de seus atributos analisados pelos respondentes. Dessaforma, haveria uma possibilidade de diferenciação de tratamento e de priorização de ordemestratégica dos stakeholders por parte da organização. Além disso, por meio de uma análisefatorial, foi possível agrupar as 11 categorias de stakeholders analisadas em três diferentescategorias: Relacionamento Direto com o Negócio; Relacionamento Indireto com o Negócio;e Propriedade do Negócio; o que também pode ser avaliado do ponto de vista da análiseestratégica e das práticas de relacionamento com cada stakeholder.

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