Estratégia Como Contexto Inter-Firma - Uma Análise a partir da Imersão Social e da Teoria Institucional no Setor de Carcinicultura Norte Riograndense
Informações
Código: ESO2841
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 10 - Perspectivas Organizacionais e Sociológicas da Estratégia
Autores
Fernando Dias Lopes, Mariana Baldi
Resumo
Apesar de Baum e Dutton (1996) terem chamado atenção há mais de uma décadasobre a imersão da estratégia, os trabalhos sobre estratégia mantêm-se mais influenciadospelos teóricos da economia do que pelos teóricos da sociologia. A concepção atomizadarevela-se tanto no nível de análise (organização focal) como no conceito de ambiente (algodado). Os autores salientam que a perspectiva centrada na firma se fortaleceu recentemente apartir da crescente utilização da Resource-Based View como uma teoria explicativa.Oliver (1996) afirma que teóricos de estratégia explicam as vantagens diferenciadasdas firmas e sua capacidade de obtenção de lucro a partir das ineficiências de mercado. Entreos impedimentos da eficiência dos mercados estão incluídos fatores como imperfeições,disponibilidade de recursos diferenciados, investimentos em ativos específicos, capacidadesdinâmicas das firmas e mobilidade e barreiras de entrada. A autora salienta que estasexplicações da ineficiência dos mercados e da heterogeneidade das firmas centram-seexclusivamente sobre as características da firma e dos mercados.Este artigo vai ao encontro do argumento destes autores de que diferenças sustentáveisda firma e retornos acima do normal não são somente uma função da capacidade das firmas edas características da indústria e do mercado. A imersão das organizações e mercados em umcontexto institucional tem um profundo impacto sobre o seu desempenho.Este artigo enfatiza a estratégia como contexto inter-firma, partindo de umacombinação da perspectiva da imersão social e da teoria institucional para uma análise dosetor de carcinicultura norte riograndense. Consiste em um estudo eminentemente qualitativo,de caráter histórico, baseado tanto na análise de documentos quanto na análise de entrevistasrealizadas com dirigentes empresariais e de associações do setor. O objetivo do trabalho foievidenciar como a estratégia adotada pelo conjunto das organizações do setor pode serexplicada a partir da dinâmica do contexto social. Assim, desenvolve-se uma análise quecombina os impedimentos institucionais e econômicos para a eficiência dos mercados paraexplicar a estratégia adotada no setor. Para isso realizou-se uma reconstrução histórica da suaformação, evidenciando os principais momentos e fatos, bem como o papel assumido pelosdiferentes atores. Os resultados indicaram que abordagens dominantes no estudo da estratégiacomo ECT, RBV e posicionamento estratégico, pelo caráter descontextualizado não sãosuficientes para explicar a postura estratégica das empresas no setor, sendo necessáriocombiná-las com perspectivas que levem em consideração a natureza socialmente construídados processos organizacionais e seu caráter, muitas vezes, não reflexivo.
Abrir PDF