A Estratégia como Prática Social: O Pensar e o Agir no Programa Terra Mais Igual em Vitória-ES
Informações
Código: ESO110
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 10 - Perspectivas Organizacionais e Sociológicas da Estratégia
Autores
Isabel Cristina Sampaio, Graziela Fortunato, Sergio Augusto Pereira Bastos
Resumo
Este artigo tem o objetivo de avaliar o processo de articulação das práticas sociais exercidaspelos sujeitos organizacionais das administrações públicas na realização de estratégias. Paraapoiar a investigação, foram utilizadas as contribuições da teoria social de Certeau (1994)sobre as interações cotidianas do indivíduo em contextos sociais mais amplos. Além deCerteau (1994), as perspectivas clássica, processual, evolucionária e sistêmica organizadaspor Whittington (2002) também contribuíram para a compreensão do que é conceber e fazerestratégia. As diversas perspectivas empregadas na gestão estratégica são baseadas emdiferentes teorias e possuem uma base assentada em aspectos científicos gerais e quantitativosque acabam por evoluir para a prática. Essa evolução, segundo Mintzberg, Ahlstrand eLampel (2000), teve inspiração na perspectiva processual e enfoque nas habilidades dosestrategistas em suas práticas cotidianas. Johnson, Melin e Whittington (2003) e Chia eMackay (2007) associa a estratégias às práticas cotidianas organizacionais e à prática socialnas suas maneiras de pensar, sentir e agir. Os sujeitos organizacionais como foco do estudo,submetidos a contextos sociais reproduzem maneiras de fazer em contextos sociais maisespecíficos, no caso das organizações públicas. Com isso, a metodologia adotada foi o estudode caso de uma organização pública, a Poligonal 2 do Programa Terra Mais Igual daPrefeitura de Vitória/ES com coleta de dados através de entrevistas com roteiro semiestruturado,observação não-participante e pesquisa documental. A observação nãoparticipantefocou nas instâncias de gestão do Programa e na compreensão em profundidadedas falas dos entrevistados. A pesquisa documental permitiu reconstituir os antecedenteshistóricos e capturar dados da experiência acumulada ao longo dos anos pelos atores quepassaram e os que estão atualmente no exercício das atividades do Programa. A técnica deanálise de conteúdo foi aplicada como recurso metodológico utilizando as seguintescategorias: tomada de decisão; socialização das equipes; práticas administrativas formais;comunicação, negociação e administração de conflitos; e aprendizagem nas ações cotidianas,conforme Johnson, Melin e Whittington (2003). Os resultados revelaram que tomada dedecisão, comunicação, negociação, administração de conflitos são práticas mais críticas noimpacto dos resultados estratégicos; a administração formal auxilia no controle dessesresultados; a socialização e a aprendizagem ajudam na eficácia para atingir os objetivos. Foipossível identificar também uma visão positiva dos profissionais e das liderançascomunitárias sobre os resultados que vêm sendo obtidos no dia a dia do Programa em funçãoda participação comunitária adotada como base de suas ações.
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