Capacidades Dinâmicas e Inovação: Um Estudo no Setor de Software e Prestação de Serviços em Tecnologia da Informação
Informações
Código: ESO2539
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 09 - Modelagem e Mensuração do Desempenho
Autores
Andréa Alonso Rivas Varela, Belmiro do Nascimento João
Resumo
O crescimento do setor de serviços a partir da década de 1980 levou ao aumento das pesquisassobre a inovação no setor, anteriormente pouco considerado ou apenas analisado sob umaperspectiva de assimilação de tecnologias. Atualmente, entende-se que o setor de serviçosinova e abriga segmentos intensivos em conhecimento como as empresas de Tecnologias deInformação, que são difusoras de conhecimento e inovação para toda a economia (OCDE,2006; KEMPPILÄ; METTÄNEN, 2004; KUUSISTO; MEYER, 2002; TETHER; HIPP,2002; DRUCKER, 1993). Essas empresas operam em ambientes altamente dinâmicos querequerem uma constante renovação de suas competências (TEECE et al., 1997;EISENHARDT; MARTIN, 2000). Essa capacidade de “criar, estender ou modificar sua basede recursos” (HELFAT et al., 2007, p.4) ou de renovação é chamada de “capacidadedinâmica” (TEECE et al., 1997; EISENHARDT; MARTIN, 2000). Esta pesquisa buscouampliar as discussões relativas à inovação no setor de serviços incorporando essa perspectiva.Buscou-se investigar o papel da reconfigurabilidade e seus processos viabilizadores nodesempenho do setor de software e serviços em tecnologia de informação no Brasil. Osprocessos viabilizadores analisados incorporaram os construtos de monitoramento doambiente, aprendizagem, coordenação, integração de recursos e inovação (PAVLOU; SAWY,2005; ARÓSTEGUI, 2009). Para atender a esse objetivo foi escolhido o método da pesquisaquantitativa utilizando survey. A partir da revisão da literatura foi montado o modeloconceitual da pesquisa com duas variáveis dependentes, crescimento e lucratividade. Oselementos das capacidades dinâmicas (variáveis independentes) utilizadas na pesquisa foram:a) Monitoramento do ambiente; b) aprendizagem; c) coordenação; d) integração de recursos; ee) capacidade de inovação. Do modelo resultaram dez hipóteses da relação entre os cincoprocessos e as dimensões de crescimento e lucratividade. Esperando-se, a partir da revisão daliteratura, uma relação positiva entre capacidades dinâmicas e crescimentos em mercadosmaduros ou não saturados, como é o caso do setor de software no Brasil. Foram realizadasanálises de regressão múltipla buscando avaliar as relações entre os processos viabilizadoresdas Capacidades Dinâmicas e o desempenho financeiro. Os resultados demonstraram umarelação positiva entre a dimensão de inovação e o crescimento da empresa. Verificou-se umarelação positiva entre a dimensão de monitoramento do ambiente e inovação. Assim,empresas que apresentam maior orientação a mercado, que melhor detectam mudanças noambiente e que são capazes de responder a essas mudanças, são mais bem sucedidas eminovar, com impacto direto sobre seu desempenho na forma de crescimento. Os resultadosparecem indicar uma ênfase maior de empresas intensivas em conhecimento em processos deaprendizagem.
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