EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Medindo Vantagem Competitiva pelos seus efeitos sobre o Desempenho Financeiro


Informações

Código: ESO2221
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 09 - Modelagem e Mensuração do Desempenho

Autores

Renata Peregrino de Brito, Luiz Artur Ledur Brito

Resumo

A vantagem competitiva é tema central do campo de estratégia e a principal hipótese paraexplicar a heterogeneidade do desempenho entre as empresas. Reconhecida como acapacidade de criação de valor acima da média, vantagem competitiva é, porém,operacionalizada com variáveis que não espelham todo o seu conteúdo e espectro deinfluência. Entre outros, a ancoragem em modelos uni-variáveis e na análise de lucratividadenão permite reconhecer os resultados da gestão estratégica das empresas (TANG; LIOU,2010; VASCONCELOS; BRITO, 2004; WIGGINS; RUEFLI, 2002). Ademais, ao simplificara métrica, os estudos empíricos falham em reconhecer a amplitude e as dimensionalidades dodesempenho organizacional. O resultado é uma discussão fragmentada e muitas vezesinconclusiva sobre vantagem competitiva e os seus efeitos sobre o desempenho das empresas.Sob este prisma, este trabalho desenvolve uma análise teórica e empírica sobre a relação entrevantagem competitiva e o desempenho organizacional. Analisando o conceito de vantagemcompetitiva, como valor criado entre a disposição a pagar pelo cliente e o custo deoportunidade (BRANDENBURGER; STUART JR., 1996), são derivadas as implicações parao desempenho financeiro das empresas. O desempenho por sua vez, é analisado em suadimensionalidade (VENKATRAMAN; RAMANUJAM, 1986), esferas de influência epersistência no tempo (MCGAHAN; PORTER, 1997; RUMELT, 1991). Da análise darelação causal entre vantagem competitiva e desempenho resulta em um modelo dedesempenho combinando entre lucratividade e crescimento. O modelo, descrito em novequadrantes, perfaz uma fronteira eficiente e permite reconhecer empresas em vantagem edesvantagem, assim como aquelas em paridade competitiva. O modelo é operacionalizado viaanálise multinível que busca isolar o desempenho da empresa via Estimador Bayesiano(RAUDENBUSH; BRYK, 2002) e, posteriormente, testar os resultados de cada empresa emrelação à média de seus setores. O modelo é aplicado a amostras de empresas americanas(COMPUSTAT), em quatro intervalos de cinco anos cobrindo o período de 1990 a 2009. Aanálise dos resultados permite identificar a existência de vantagem competitiva, suasconfigurações e frequência de ocorrência nos quatro intervalos de análise, assim como apresença de desvantagem competitiva ao longo do tempo. Por fim, os resultados demonstramestabilidade da sua manifestação ao longo dos 20 anos observados.

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