EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Folga Organizacional e a Relação Consenso-Resultado


Informações

Código: ESO1799
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 09 - Modelagem e Mensuração do Desempenho

Autores

Jose Henrique de L. C. Dieguez-Barreiro, Amanda Soares de Sousa, Jairez Eloi de Sousa Paulista

Resumo

Estudos teóricos e empíricos sobre ‘decisão estratégica’ vem, ao longo do tempo, se dividindoem duas vertentes. Uma trata dos métodos e processo de decisão estratégica, e a outra procuramedidas que sintetize os resultados complexos do processo de decisão. Em ambos os casos sesabe que o resultado da formulação da estratégia pode sofrer a influencia de diversos tipos,como a composição da equipe, o conhecimento dos integrantes, a disponibilidade de recursos,o nível de concordância entre tomadores de decisão, etc. Uma das linhas que trata de analisaros resultados do processo de decisão propõe o conceito de ‘consenso estratégico’. Esteconceito está fundamentado nas ‘teorias comportamentais da empresa’ e, principalmente, daupper e echelon theory (ou ‘teoria do alto escalão’). Estas teorias sustentam que executivos dealto nível possuem influência direta nos resultados (performance) das empresas. O conceitode ‘consenso estratégico’ entra neste nicho de pensamento teórico com o argumento de queuma medida de resultado (ou output) de um processo decisório denominado ‘consenso’ serelaciona com a qualidade das decisões tomadas, e por conseqüência ao resultado dasempresas. Em síntese, o nível de consenso estratégico seria uma estimativa para a qualidadeda decisão estratégica. Este conceito vem sendo objeto de estudo na literatura, porém osresultados de estudos empíricos vêm apresentando divergências entre a relação nível deconsenso e resultado de empresas. Uma das explicações para estas divergências está nospossíveis fatores contingentes que afetam a relação consenso-resultado. Nesta pesquisa,sugerimos que a ‘folga organizacional’ pode afetar a relação e justificar possíveis alteraçõesde sentido da relação consenso-resultado. A base de dados para a pesquisa foi obtida por meiode questionários individuais aplicados a alunos universitários, logo após passarem porprocessos de tomada de decisões estratégicas em equipes onde simulavam empresas em ummercado competitivo num exercício simulado de laboratório com use de jogos de empresas.Para a obtenção dos resultados empíricos, testes de regressões e de moderação foramaplicados e os resultados indicam que a folga organizacional modera negativamente a relaçãoconsenso-resultado. O significado desta relação negativa pode indicar que mesmo um nívelelevado de consenso não é garantia de uma decisão de melhor qualidade quando observadoque existem folga nos recursos disponíveis para a empresa. Dito de outra maneira, aexistência de folga nos recursos de uma empresa influencia para que as decisões sejamtomadas de maneira menos rigorosa, e que a medida alta de consenso não é uma boareferência para o resultado da empresa nestas condições. Estes resultados exploratóriosfornecem subsídios para a discussão sobre o tema e estimulam a realização de futuros estudosempíricos em condições reais de tomada de decisões.

Abrir PDF