Confiança e Desempenho Organizacional: Um Estudo sobre a Relação Interorganizacional em Buffets Infantis
Informações
Código: ESO3023
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 07 - Estratégia e Cooperação
Autores
Denise Maria Candiotto Caselani, Eliane Pereira Zamith Brito
Resumo
Este estudo analisou as relações entre confiança, cooperação e desempenho organizacional. Otema cresceu em importância na área de administração nos últimos anos e várias são asperspectivas que o abordam e aqui optou-se pela perspectiva de governança relacional. Oestudo teve como objetivo analisar relação entre confiança e desempenho em relacionamentosinterorganizacionais e a interveniência da variável cooperação. Para tal, foi conduzida umapesquisa no setor de buffets, mais especificamente no segmento de festas infantis. Foramcoletados dados junto aos agentes de contato das empresas para a compra de brinquedos, emgeral, este papel é do proprietário do negócio, em função da relevância do investimento e aespecificidade do ativo. Responderam o questionário 158 empresas de um total de 416empresas localizadas no estado de São Paulo. A coleta de dados foi feita usando umquestionário e este foi aplicado pessoalmente. As escalas de mensuração usadas foram obtidasem estudo anteriores que operacionalizaram os construtos. As escalas foram pré-testadasqualitativamente com proprietários de buffets. Os dados foram analisados usando AnáliseFatorial confirmatória e sistema de equações estruturais. Os dados coletados relevam que aconfiança interpessoal apresentou grande influência na confiança interorganizacional. Estarelação é tão intensa que houve um questionamento se as duas variáveis comporiam um únicoconstruto. No entanto, a AFC mostrou que são dois construtos. A mensuração da cooperaçãopor meio dos comportamentos cooperativos também teve ajuste adequado e estes mostraramter influências distintas sobre o desempenho. Os resultados apontaram para uma relaçãopositiva e significativa entre o comportamento cooperativo resolução conjunta de problemas eo desempenho organizacional. Esse resultado mostra que, quando as partes estão engajadas nasolução conjunta de problemas é mais fácil encontrar soluções mutuamente satisfatórias,aumentando o sucesso da relação cliente-fornecedor, conforme argumentado por Deutsch(1969). Por outro lado, foi encontrada uma relação negativa entre restrição ao uso de poder edesempenho. A flexibilidade na negociação não apresentou explicação significativa para odesempenho. Os resultados indicam que a confiança interorganizacional e indiretamente aconfiança interpessoal explicam os comportamentos cooperativos entre as empresas da cadeiade fornecimento estudada pela visão dos donos do buffets. Por outro lado, apenas um doscomportamentos cooperativos explica parte da variação do desempenho organizacional. Oestudo corrobora estudos anteriores usados como base para este e representa um avanço nosestudos da área, em especial, pela discussão e operacionalização dos construtos que foramtestados e validados com bom nível de ajuste.
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