EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Oportunidades e Ameaças na Indústria do Turismo: Análise Estratégica Relacional do Caso dos Hotéis Líderes da Cidade do Rio de Janeiro


Informações

Código: ESO1931
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 07 - Estratégia e Cooperação

Autores

Mariana de Queiroz Brunelli, T. Diana de Macedo-Soares

Resumo

O desenvolvimento de um destino turístico está relacionado à capacidade de suas empresasatuarem de maneira estrategicamente proativa (Claver-Cortés, Molina-Azorín & Pereira-Moliner, 2007). No entanto, no contexto competitivo global contemporâneo, para seremassertivas, as organizações, inclusive as que atuam na indústria do turismo, precisam levar emconsideração, nas análises e tomadas de decisão, não apenas as implicações de fatoresrelacionados à indústria de atuação e aos recursos internos das firmas, mas também aos seusrelacionamentos com outras organizações (Macedo-Soares, 2011). Este artigo apresenta osresultados de uma pesquisa que, à luz das reflexões acima, aplicou um arcabouço de análiseestratégica relacional ao caso dos hotéis líderes da cidade do Rio de Janeiro, um dos destinosturísticos mais famosos do Brasil, escolhido para receber o jogo final da Copa do Mundo deFutebol de 2014 e para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Nesse sentido, a pesquisa aquireportada buscou analisar as oportunidades e as ameaças criadas pelas alianças estratégicasdestes hotéis considerando não somente seus objetivos de competir no cenário global, mastambém seus papéis no desenvolvimento do próprio destino turístico. Os hotéis foramescolhidos como as empresas turísticas a serem estudadas porque são considerados um dosprincipais atores da macrorrede formada pela indústria do turismo (Scott, Baggio & Cooper,2008; Timur & Getz, 2008; March & Wilkinson, 2009). Para alcançar seu objetivo, a pesquisaempreendeu uma avaliação estratégica global das empresas estudadas com relação tanto aosfatores não-relacionais (macroambientais) e aos pertinentes aos atores estratégicos chaves nodesempenho de seus papéis tradicionais quanto aos fatores relacionais - pertinentes aosrelacionamentos, do tipo alianças, e à rede formada por estes -, para identificar suasimplicações estratégicas mais significativas, no nível da indústria. Esta avaliação foi realizadacom auxílio do arcabouço “Global SNA” de análise estratégica relacional de Macedo-Soares(2011), já testado em outras indústrias, mas nunca na indústria do turismo. Os resultadosmostraram que ao incluir na análise estratégica os fatores relacionais, a maioria das ameaçasreveladas é neutralizada, fornecendo novos insights para o processo de decisão gerencial.Além disso, mostrou também o potencial dos hotéis estudados de aproveitar as oportunidadesconstituídas por suas alianças, no sentido de contribuírem para o desenvolvimentosocioeconômico da cidade por meio da sua atuação como atores centrais na rede derelacionamentos da indústria do turismo.

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