EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


COMPETITIVIDADE NAS ALIANÇAS EMPRESARIAIS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR AUTOMOTIVO


Informações

Código: ESO1553
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 07 - Estratégia e Cooperação

Autores

Adilson Caldeira, Luciano Augusto Toledo, Andréia de Medeiros Rocha, Camila Rodrigues de Calasans, Leandro Silvino Ferrari, Pedro Henrique de A. H. Cavalcanti

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar e discutir as alianças estratégicas como meio decompetitividade empresarial. A escolha do tema se justifica pelas evidências de que à medidaque as empresas se deparam com um ambiente crescentemente competitivo, complexo,globalizado e tecnologicamente incerto, são desafiadas pela necessidade de dar ao mercadorespostas dinâmicas, flexíveis e rápidas. Em virtude dessas novas exigências, as empresasvoltam-se cada vez mais para ações cooperativas. Uma das formas de cooperação está naopção de formação de alianças estratégicas. O trabalho apresenta uma introdução destinada acontextualizar o objeto e o objetivo do estudo bem como a justificativa da escolha do tema depesquisa. A seguir é descrita a revisão do referencial teórico disponível, mediante uma análiseconceitual crítica dos aspectos mais relevantes pertinentes ao tema. Estabelece-se um resgatedo estado-da-arte relativo aos temas Alianças Estratégicas e Competitividade. Na seqüênciatêm-se os aspectos metodológicos da pesquisa de campo da qual o trabalho faz uso. Apesquisa de campo foi realizada na modalidade de pesquisa exploratória, contemplando umestudo de caso múltiplo. As empresas objeto de investigação foram a MAN Latin America e aMercedes-Benz do Brasil. Principia-se a apresentação dos dados empíricos pelos aspectosgerais constitutivos dessas organizações, bem como suas respectivas áreas de atuação nomercado. Finalmente são apresentadas a análise dos resultados da pesquisa empírica, com ainterpretação dos resultados das entrevistas realizadas com gestores das empresas estudadasmediante análise de conteúdo, o que levou a uma pré-classificação em unidades de registro,reclassificadas posteriormente em unidades de significado para, então, proceder-se àcategorização que resultou na análise final. Após a descrição desses critérios de análise,apresentam-se a interpretação dos resultados, com ilustrações extraídas de trechos dasentrevistas. Como seção que encerra o texto, apresentam-se considerações finais que incluemconclusões, limitações encontradas e recomendações para estudos futuros. Como resultado,pode-se destacar a evidência da importância da aliança estratégica para o negócio global dasempresas, que reflete ganhos importantes. No entanto, a falta de estabelecimento de objetivosclaros, a não completa análise das capacidades dos parceiros, a determinação de um planoestratégico global consistente para a aliança, o comprometimento das pessoas, e a ausência doestabelecimento de critérios para avaliação de resultados foram elementos observados comocruciais no insucesso quando do emprego da estratégia de alianças como fator competitivo.

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