Atributos Estratégicos do Cluster de Desenvolvimento de Games de Pernambuco: Uma Proposta de Integração entre o Diamante de Porter e a Visão Baseada em Recursos (VBR)
Informações
Código: ESO1187
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 07 - Estratégia e Cooperação
Autores
Vítor Andrade Guedes Alcoforado da Rocha, Walter Fernando Araújo de Moraes, James Anthony Falk
Resumo
Por que as principais empresas de software do mundo estão nos Estados Unidos? Por que aItália concentra os principais players mundiais em azulejos de cerâmica? Em seu livro “AVantagem Competitiva das Nações”, Michael Porter (1990) atribuiu essa concentração degrandes competidores em alguns poucos países ou regiões à existência de um “DiamanteNacional [ou Regional]” favorável, formado por atributos do ambiente onde as empresas estãosediadas. Embora importantes para a competitividade de países/regiões, pode-se aludir quealguns desses atributos contribuem de forma mais efetiva que outros para a construção esustentabilidade da vantagem competitiva. Assim, como para as empresas determinadosrecursos são mais importantes que outros, os chamados recursos estratégicos, conformeproposto pela Visão Baseada em Recursos (VBR). O presente estudo aborda, sob o ponto devista prospectivo, a partir da integração do Modelo Diamante de Porter (1990) e a VBR, aquestão da competitividade do cluster de desenvolvimento de jogos digitais de Pernambuco.O mercado mundial de software de jogos digitais está em amplo crescimento, ultrapassou, em2008, a cifra dos US$ 50 bilhões (PRICEWATERHOUSECOOPERS, 2009, p.33). Aindústria brasileira de jogos, embora em crescimento, ainda é pouco relevante em termosinternacionais (market-share de 0,16%, em 2008). No contexto nacional Pernambuco tem sedestacado como um dos principais clusters de desenvolvimento de jogos, sendo responsávelem 2005, por 9% do número de empresas do setor e 16% do faturamento total da indústriabrasileira (ABRAGAMES, 2005), no entanto, assim como a indústria brasileira de games,ainda é pouco competitivo internacionalmente. Diante do exposto o presente trabalho sepropõe a responder à seguinte pergunta: Quais os atributos competitivos que podem serutilizados pelo cluster de desenvolvimento de games de Pernambuco para aumentar suacompetitividade nacional e internacional? Para responder a essa pergunta foi utilizadacomo estratégia de pesquisa o estudo de caso qualitativo. Foram utilizados como métodos decoleta, entrevistas em profundidade com atores-chave do cluster e o levantamentodocumental; e como método a análise de conteúdo com suporte do software ATLAS ti. Dentreos principais resultados da pesquisa destacam-se a constatação de um forte conteúdo deinovação nos produtos e processos das empresas do cluster, apesar da quase inexistência deum mercado interno e de uma rivalidade entre elas, condições apontadas por Porter (1990)como essenciais para a geração de inovação. Outro resultado que merece ser destacado é aparticipação efetiva da Academia na geração de inovação pelas empresas. Embora o clusterde Pernambuco venha se destacando nacionalmente, para aumentar sua competitividadenacional e internacional é importante criar e desenvolver atributos estratégicos tais comorecursos humanos especializados, relacionamento com indústrias correlatas e maiorcolaboração entre as empresas. As estratégias do cluster devem, portanto, para aumentar a suacompetitividade nacional e internacional, considerar o portfólio de atributos competitivoslocais.
Abrir PDF