EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Colaboração Estratégica em Rede de Empresas sob a Perspectiva de Gênero: estudo no APL de Metais Sanitários de Loanda-Pr


Informações

Código: ESO1120
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 07 - Estratégia e Cooperação

Autores

Julio Ernesto Colla, Luciana Santos Costa Vieira da Silva, Júlio Adriano Ferreira dos Reis, Alceu Souza

Resumo

O presente artigo pretende verificar a percepção dos motivadores de ações colaborativas dosgestores do APL de Metais Sanitários de Loanda-Pr, sob a perspectiva do gênero do principalgestor. Para melhor operacionalização, o presente objetivo foi subdividido em: determinar aexistência de diferenças na percepção dos motivadores de colaboração originados pelasmudanças externas e pelas necessidades internas e criar dimensões simplificadoras dosmotivadores de colaboração organizacional. A base teórica utilizada, portanto, é baseada nosmotivadores de colaboração empresarial originados pelas mudanças externas e pelasnecessidades internas bem como explicações sobre gênero, em especial a influência do gênerona gestão de empresas. A pesquisa utilizou a pesquisa do tipo levantamento com a aplicaçãodo estudo à população constituída pelas empresas integrantes do Arranjo Produtivo Local deMetais Sanitários de Loanda-Pr, utilizando assim variáveis dependente e independente. Avariável de análise independente é representada pelo gênero do gestor e a variável dependenteé representada pelas ações colaborativas das organizações que compõem a rede objeto desteestudo. Diante do exposto na fundamentação teórica optou-se pela criação de treze hipóteses,que são apresentadas ao longo da seção de análise dos dados, partindo do pressuposto queexistem diferenças significativas na forma de gerenciamento de empresas tomando como baseo gênero do gestor. A partir da base teórica foram criadas hipóteses que representa aquilo quese acreditava anteriormente à aplicação dos testes. Após a construção de hipóteses de pesquisahouve utilização da estatística não-paramétrica, em especial, o teste U de Mann-Whitney e aaplicação de Análise Fatorial Exploratória. Os procedimentos metodológicos, portanto, foramquantitativos e de natureza descritiva. O nível de análise foi constituído pelas empresasenvolvidas e a unidade de análise foi cada um dos dirigentes das empresas. As principaislimitações da pesquisa residem nas dificuldades encontradas para a delimitação dasestratégias, a abstração de seus resultados e, principalmente, a dependência da existência dedados em registros secundários, bem como a capacidade cognitiva dos respondentes e dopesquisador. Cuidados específicos foram tomados para a sua minimização, por meio da buscade categorias de análise que pudessem expressar adequadamente a realidade observada e ouso de múltiplas fontes de dados com triangulação para a sua rigorosa confirmação. Osprincipais encontros são no sentido de corroborar a existência de posturas gerenciais distintasgenéricas quando se trata na forma de gestão masculina e feminina e em específico quando setrata de colaboração empresarial.

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