Competências e Características Empreendedoras dos proprietários das lojas de um Shopping Popular
Informações
Código: ESO2963
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 06 - Estratégia e Empreendedorismo
Autores
Italo Fernando Minello, Tarízi Cioccari Gomes, Isabel Bohrer Scherer, Luis Felipe Dias Lopes, Laura Alves Scherer, Leticia da Costa Alves
Resumo
Este estudo tem como objetivo verificar se os proprietários das lojas de um shopping popularpossuem competências e/ou características empreendedoras. O referencial teórico utilizadobaseou-se nas competências individuais, competências empreendedoras, empreendedorismo ecaracterísticas empreendedoras. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com enfoquequantitativo. Utilizou-se questionário como instrumento de coleta de dados, com escala Likertde 5 pontos, sendo os resultados dos dados coletados, mensurados e analisados por meio detestes estatísticos: Alfa de Cronbach, Média e Coeficiente de Correlação de Pearson. Essequestionário foi subdividido em três etapas: aspectos socioeconômicos, competênciasempreendedoras e características empreendedoras. Em relação ao perfil socioeconômico,verificou-se que a maioria dos respondentes são mulheres, representando, aproximadamente,73% dos respondentes; 31% com idade de 42 a 50 anos; 42% são casados; 81% possuemfilhos; 31% têm Ensino Médio completo e 31% recebem de um a dois salários mínimos.Quanto às competências empreendedoras, pode-se verificar que a competência deoportunidade foi a que obteve maior média, de 3,54 da escala Likert. Dentre as competênciasempreendedoras associadas à visão do ambiente, a competência de avaliar e assumir riscos foia que apresentou menor média, de 3,04. Com relação às competências associadas à açãoestratégica, a preocupação de se atualizar em relação ao negócio na qual o proprietário atuaapresentou a média mais acentuada de 4,62; totalizando uma média geral das competênciasempreendedoras de 3,58. A maioria dos respondentes, aparentemente, parece apresentarcaracterísticas empreendedoras, visto que a média atingiu 3,68 da escala Likert. Dentre osconjuntos das características empreendedoras, o de realização foi o que obteve maior média,de 3,93; sendo o comprometimento a característica empreendedora que alcançou a média maisalta, de 4,50. A característica empreendedora persuasão e rede de contatos, pertencente aoconjunto de poder, foi a que apresentou menor média, de 2,92. Por fim, a pesquisa permitiuidentificar que, de modo geral, não há, aparentemente, correlação entre os constructoscompetências e características empreendedoras. No entanto, isoladamente, foi possívelidentificar a fraca correlação do conjunto de planejamento referente às característicasempreendedoras com as competências empreendedoras, representado pelo Coeficiente deCorrelação de Pearson de valor 0,3904. Com relação à escolaridade, pode-se inferir queparece não haver influência sobre as competências e características empreendedoras. Pode-seperceber que as competências empreendedoras associadas à ação estratégica forampredominantes sobre as que se referem à visão do ambiente. A média baixa da característicapersuasão e rede de contatos sugere que os respondentes não se preocupam, aparentemente,em influenciar as pessoas ou manter uma rede de relacionamentos. Além disso, acaracterística comprometimento, destacada nos resultados, parece estar atrelada acircunstâncias, como número de filhos, compromisso assumido com o gestor do local einteresse na manutenção do empreendimento.
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