EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


IMPACTO DA POSTURA COMPORTAMENTAL DO FRANQUEADO E DE SUA RELAÇÃO COM O FRANQUEADOR NO DESEMPENHO DA FRANQUIA


Informações

Código: ESO687
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 06 - Estratégia e Empreendedorismo

Autores

Fabiula Bitencourt Rocha, Fernando Antonio Prado Gimenez

Resumo

O sistema de franchising pode ser considerado um ramo do empreendedorismo. Trata-se deum formato no qual franqueador e franqueado possuem objetivos particulares paraempreender, mas que dependem do apoio mútuo para que seus objetivos sejam alcançados.Este modelo é um exemplo característico do empreendedorismo cooperativo. Neste trabalhoalguns elementos relevantes da realidade do franchising e do empreendedorismo foramanalisados individualmente, e a posteriori, tiveram sua relação avaliada. No caso doempreendedorismo, este elemento está centrado no indivíduo que empreende. Muito se estudasobre as características psicológicas e o comportamento empreendedor daquele que é figuracentral do processo empreendedor. Neste estudo foi considerada a postura comportamentalque o indivíduo que abriu um negócio, o franqueado, adota na gestão de sua franquia. Omodelo escolhido para a pesquisa foi o proposto por Rodrigues (1998). No que diz respeito aofranchising, o elemento escolhido foi a qualidade do relacionamento entre franqueados efranqueadores. Esta é uma questão de grande relevância no estudo deste formato de negócios,que tem como essência a questão do conflito como desafio para a sustentação do sistema.Escolheu-se trabalhar com a proposta de continuum de Cohen e Silva (2000) para avaliar aqualidade do relacionamento franqueado-franqueador nesta pesquisa. O estudo da relaçãoentre estas duas variáveis (postura comportamental e relacionamento franqueado-franqueador)foi combinado ao desempenho de cada unidade de franquia. Mediu-se desempenho pelaatribuição própria de cada franqueado e também por uma medida interna da rede escolhida.Para viabilizar o estudo foi escolhida uma rede de franquia do tipo Business FormatFranchising do ramo da educação, e a ela foram aplicadas uma combinação de métodos deanálise qualitativos e quantitativos. A pesquisa foi composta por uma entrevista inicial com ofranqueador (fase qualitativa), seguida da aplicação de questionário aos franqueados (etapaquantitativa), sendo finalizada por nova rodada de entrevistas, desta vez com algunsfranqueados (fase qualitativa). Como resultado, obteve-se que determinada posturacomportamental estabelece melhor relacionamento com o seu franqueador, e que melhorrelacionamento entre franqueado e franqueador indica melhor desempenho da unidadefranqueada. Outras hipóteses formuladas para a pesquisa não puderam ser confirmadas ourefutadas. Com as conclusões obtidas, pode-se afirmar que o trabalho contribui para o estudodo franchising como ramo do empreendedorismo. E também tem importância para a práticada administração no sistema de franchising, que no Brasil desenvolve de formaimpressionante, merecendo olhar acadêmico para o seu crescimento de forma sustentável.

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