Estratégias de Comunicação da Responsabilidade Social Corporativa na Internet: análise comparativa dos conteúdos dos websites das empresas no Brasil
Informações
Código: EOR1732
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: Tema 05 - Estratégia, Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa
Autores
José Ricardo Favoretto, Andressa Silvério Terra França, Pedro José Steiner Neto
Resumo
A questão da “Responsabilidade Social Empresarial” (RSE) ou “Responsabilidade SocialCorporativa” (RSC) tem sido objeto de inúmeros trabalhos importantes desde a década de 70.Por outro lado, embora já exista uma literatura razoável sobre o assunto, ainda são poucos ostrabalhos que buscam examinar como as empresas estão usando as novas tecnologias deinformação e comunicação (NTICs) em geral, e a internet em particular, para divulgar suasestratégias de responsabilidade social, assim como para se comunicar com os públicos deinteresse. Com exceção de alguns estudos que direcionaram diretamente a presente pesquisa(Esrock, Leichty, 1998; Ashley, Ferreira & Reis, 2006; Silva et al., 2007; Capriotti &Moreno, 2007; Santiago & Gomes, 2008; Gill & Dickinson, 2008), o quadro teórico dereferência mostra que este campo ainda foi suficientemente explorado. Sendo assim, oobjetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de estudo voltada para mensuração do graude utilização da Internet pelas empresas brasileiras, visando avaliar como (e quanto) essasorganizações se utilizam da web para divulgar suas ações de RSC e interagir com seusstakeholders. Foram selecionados para análise os websites das empresas consideradas“modelo” em Responsabilidade Social Corporativa no Brasil, segundo o ranking do GuiaExame de Sustentabilidade, edição de 2010. Esse objetivo geral desdobra-se em doisobjetivos específicos que são: a) apresentar uma proposta de mensuração e avaliação dosconteúdos dos websites corporativos, visando avaliar como estas organizações se utilizam daweb para divulgar suas estratégias de RSC; b) elaborar e aplicar instrumentos teóricometodológicospara a análise de tais dados, especialmente para a avaliação da eficácia dainternet como instrumento de comunicação e diálogo entre as empresas e seus diferentespúblicos estratégicos. Procura-se cumprir estes objetivos por meio da construção deindicadores que avaliem a presença das seguintes dimensões nos websites das empresasmencionadas: 1) Navegabilidade/ Acessibilidade; (2) Informações institucionais básicas eProcessos da RSC; (3) Transparência e Accountability; (4) Recursos avançados de Mídia eComunicação; e (5) Políticas, Programas e Impactos da RSC. Os resultados da pesquisasugerem que, a despeito do crescente engajamento das empresas brasileiras em atividades deRSC, a comunicação específica de tais elementos na internet tem se mostrado bastantedeficitária, o que revela um baixo interesse destas organizações em estabelecer uma estratégiade diálogo permanente com seus públicos de interesse. Esta conclusão é reforçada,principalmente, se levado em consideração o baixo índice de utilização de recursos interativos(como medidas de opinião, enquetes, chat, fórum, blogs, discussão sobre temas específicosligados à responsabilidade social/ sustentabilidade, etc.), que são disponibilizados de maneirapouco freqüente pelas empresas em seus websites.
Abrir PDF