A estratégia socioambiental do Walmart Brasil: Entendendo suas ações e as interações em sua rede de stakeholders
Informações
Código: ESO1730
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 05 - Estratégia, Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa
Autores
Minelle Enéas da Silva, Claudinete de Fátima Silva Oliveira Santos
Resumo
Para se adaptar ao contexto competitivo e responder as expectativas e necessidades sociais porum posicionamento mais responsável diante do surgimento de uma forma alternativa dedesenvolvimento mais sustentável e sustentado, as empresas buscam aliar suas estratégiascorporativas voltadas ao crescimento econômico do negócio, às práticas socioambientais quesurgem, direcionando as suas partes interessadas e/ou afetadas, denominadas stakeholders,para uma melhor atuação de suas atividades e gestão no ambiente de mercado. Na medida emque se trabalha com a utilização de uma estratégia socioambiental por parte das organizações,a mesma pode ser visualizada seguindo dois enfoques principais: em um primeiro momentocom a Responsabilidade Socioambiental Empresarial (RSAE) a ser adotada com ênfase nodiálogo e engajamento da sua rede de stakeholders em práticas socioambientais, e de formaparalela pela incorporação da ideia que essa nova responsabilidade assumida seja consideradacomo uma capacidade organizacional passiva de se tornar vantagem competitiva no mercado.São muitas as organizações que estão redirecionando atualmente suas práticas para questõessocioambientais, dentre as quais se identifica o Walmart Brasil que ao longo dos últimos anosvêm apresentando um novo comportamento no mercado. Entendendo que para atuar com aprática da RSAE deve-se haver a interação com os envolvidos em sua cadeia de valor, opresente trabalho tem como objetivo analisar as relações na rede de stakeholders do WalmartBrasil direcionadas as suas estratégias socioambientais, com o intuito de identificar de fato sehá um direcionamento da organização nesse sentido. Considerada como uma pesquisaexploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e conduzida sob a forma de um estudode caso, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados para a presente pesquisa olevantamento documental, a aplicação de questionários e realização de entrevistas, para seobter a compreensão das relações entre a empresa estudada e seus stakeholders por meio dascaracterísticas apresentadas em suas práticas socioambientais. Os dados obtidos pelaaplicação de questionários foram analisados pelo software UNICET 6.232 for Windows queoriginou a representação gráfica da rede social de stakeholders pelo software Netdraw 2.087,sobre os demais instrumentos utilizou-se análise de conteúdo para extração das informaçõesnecessárias. Com isso, verificou-se ao longo dos resultados que o Walmart Brasil, ao assumirdentre seus pilares estratégicos a busca por uma RSAE dentro do contexto dedesenvolvimento sustentável, possui um processo de interação direta com uma grandequantidade de stakeholders dentre os quais: funcionários; clientes; fornecedores; governomunicipal, estadual e federal; mídia (imprensa); Organizações Não Governamentais (ONGs);comunidade; e sindicatos e associações de classe. Por isso, consegue-se perceber que aorganização de fato trabalha com a perspectiva de responsabilidade, com a qual consegueestar atuando positivamente no mercado e contribuindo para uma melhor forma de atuação dediferentes atores na sociedade.
Abrir PDF