Sustentabilidade: é possível gerir essa mudança?
Informações
Código: ESO1659
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 05 - Estratégia, Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa
Autores
Fernanda Cassab Carreira
Resumo
As organizações modernas tem passado por constantes mudanças e necessidades deadaptação. Seja pelo advento de novas tecnologias, pela busca por diferenciação e vantagemcompetitiva ou pelas crises conjunturais, faz parte da rotina das empresas se reinventarempara sobreviverem e maximizarem resultados. Porém, um novo desafio se coloca: a buscapelo desenvolvimento econômico tem esbarrado nos limites ambientais, sociais e éticos quesurgem em um planeta que não caminha na mesma velocidade que as ambições de seus “maisevoluídos” habitantes. Encontrar uma solução para essa “barreira ao progresso” trouxe para omeio empresarial o debate da sustentabilidade. Aqueles que tem mergulhado nesse desafiotem notado que a mudança em jogo é complexa e vai além da alteração de processosprodutivos, da eficiência ambiental, da inovação tecnológica ou do investimento social. Asustentabilidade se coloca como um paradigma que exige repensar a lógica de fazer negóciose a ética que rege a relação empresa-sociedade- planeta. Mas o que essa mudança significapara as empresas? E mais, como deve ser conduzida para que seja efetiva? A ciência daAdministração vem estudando a Gestão da Mudança, ou seja, como transformaçõesorganizacionais devem ser conduzidas para serem efetivas usando a menor quantia derecursos possível, conforme a racionalidade do mundo dos negócios. Assim, este artigobuscou, por meio de uma reflexão teórico-conceitual: a) entender e conceituar a mudança parasustentabilidade; e b) analisar se a Gestão da Mudança, da forma como foi concebida atéagora, é capaz de endereçar essa transformação de forma efetiva. Para isso, estudou-se não sóautores que analisam o fenômeno da sustentabilidade, mas também os dos campos deestratégia, transformação e aprendizagem organizacional, liderança e comportamentohumano. Após a revisão bibliográfica, foi possível chegar a algumas conclusões: a primeira éque a sustentabilidade precisa ser entendida e incorporada na estratégia da empresa em formade “visão de futuro” antes de se pensar quais mudanças promover. Em relação à análise demodelos de Gestão da Mudança, constatou-se que, apesar de trazer ferramentas importantes, aabordagem precisa de adaptações para endereçar pontos importantes na mudança parasustentabilidade. Dentre estes pontos destaca-se: 1) considerar a dimensão e o debate políticono qual o executivo e a empresa precisam se inserir para construir a visão de futuro, pois nonovo paradigma ela faz parte de um contexto e não é mais o centro dele; 2) a sustentabilidadedeve pautar-se na inovação, na construção do futuro e não na reforma do passado, logo, aGestão da Mudança deve promover a consciência de que inovar e mudar é algo necessário eque a troca com o ambiente externo deve ser constante; e 3) a sustentabilidade implica emmudança de cultura organizacional, dos valores e crenças da empresa, o que significa fazercom que as pessoas que ali trabalham percebam esses novos valores e os incorpore, de modo atraduzí-los em processos, práticas e comportamentos. A Gestão da Mudança precisa garantirque isso ocorra.
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