INFLUÊNCIA DA PRESSÃO DOS STAKEHOLDERS NA PROATIVIDADE AMBIENTAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS
Informações
Código: ESO1510
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 05 - Estratégia, Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa
Autores
Monica Cavalcanti Sá de Abreu, Francisco Cesár de Castro Neto, José Carlos Lázaro da Silva Filho, Francisco de Assis Soares
Resumo
As empresas atuam numa complexa rede de relacionamentos. A sua interação com osstakeholders não deve ser percebida apenas como sujeitos a serem gerenciados, estesrepresentam uma relevante fonte de influência sobre o desempenho das empresas. Aanálise da pressão ambiental exercida pelos stakeholders induz as empresas a secomprometerem com ações proativas. Denomina-se pressão ambiental a influênciasofrida direta ou indiretamente por uma empresa pelos agentes do seu entorno, nosentido de desenvolver e direcionar sua gestão ambiental. A proatividade ambientalconsidera a ação empresarial como resposta à pressão das partes interessadas no sentidode minimizar o impacto ambiental causado por suas operações, contudo, avançando emações que vão além das exigências legais. Imerso nessa temática, foi realizada umasurvey com 112 empresas brasileiras com o objetivo de testar a hipótese de que pressãopor parte dos stakeholders influencia positivamente as atividades de gestão ambientaldas empresas brasileiras. Quanto ao método de análise, optou-se pela análiseeconométrica baseada em regressão múltipla com o apoio de análise fatorialexploratória. Os stakeholders foram agrupados nas categorias primários e secundários.Os primários participam diretamente da cadeia de suprimento e de acordo com a análisefatorial, ficaram nessa categoria os fornecedores, clientes e concorrentes internacionaise domésticos, empregados, subcontratados e sindicatos. Os stakeholders secundários,por sua vez, não participam diretamente da cadeia de suprimentos, e são caracterizadospelos acionistas, governo, mídia e ONGs. A regressão múltipla testou o efeito dapressão ambiental dos stakeholders primários e secundários (variáveis independentes)sobre a proatividade ambiental (variável dependente). Os resultados do modeloeconométrico, nas empresas pesquisadas demonstraram que a pressão ambiental possuium efeito significante e positivo sobre as ações de proatividade ambiental, nas suaspráticas de planejamento, operações e comunicação. Esta pressão é mais efetiva quandoproveniente de partes interessadas com influência indireta nas organizações, osdenominados stakeholders secundários. Demonstrando, que as idéias e práticas desustentabilidade estão cada vez mais presentes nas agendas dos atores sociais, quecomeçam a reconhecer suas interconexões e o seu poder de influenciar as empresas naadoção de práticas proativas.
Abrir PDF