EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Estratégia de inovação para o desenvolvimento sustentável: uma análise do impacto no processo de internacionalização e na competitividade empresarial


Informações

Código: ESO1285
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 05 - Estratégia, Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa

Autores

Clandia Maffini Gomes, Isak Kruglianskas, Flávia Luciane Scherer, Uiara Gonçalves de Menezes, Jordana Marques Kneipp

Resumo

O estudo relatado neste artigo buscou identificar a relação entre alguns elementos das práticasde gestão da inovação tecnológica sustentável e o processo de internacionalização e odesempenho e competitividade das empresas. A pesquisa survey se propôs a compreendercomo as práticas de gestão empresarial para a inovação e com sustentabilidade socioambientalinfluenciam a competitividade e a inserção internacional das empresas brasileiras buscandooferecer um referencial teórico-prático para o desenvolvimento de um processo de inovaçãotecnológica sustentável, bem como a subsidiar a elaboração de políticas para o aumento dacompetitividade e do grau de inserção das empresas brasileiras no mercado internacional. Noescopo desse estudo a gestão empresarial para o desenvolvimento sustentável envolve asprincipais práticas de gestão que condicionam a competitividade das empresas. Tais práticasinfluenciam a capacidade de inovar e agregar valor aos produtos, bem como o atendimentoproativo das demandas sociais e ambientais do mercado. Para a mensuração da eficácia dagestão para o desenvolvimento sustentável nas empresas, foram identificadas na literaturaalgumas das principais medidas utilizadas pelas empresas visando à avaliação dacompetitividade. As medidas identificadas estão relacionadas ao à participação no mercado, àinternacionalização/desempenho exportador, ao desempenho econômico-financeiro, aodesempenho inovador e à liderança tecnológica. Os resultados evidenciaram que as empresasbrasileiras As empresas brasileiras estão ampliando a sua participação no mercadointernacional. Entretanto deve-se observar que alguns fatores ainda limitam essa atuação emtermos de gestão da inovação, gestão socioambiental. No que se refere à gestão da inovaçãotecnológica, observa-se que apesar do crescimento do uso de fontes externas de inovação nosúltimos anos, um longo caminho ainda deve ser percorrido no sentido do desenvolvimento deuma cultura empresarial que valorize a parceria e a colaboração entre as empresas. Além dacultura, as estruturas das empresas devem ser trabalhadas para favorecer a gestão de projetosem parceria. O poder público é outro importante elemento de articulação que deve sedesenvolver no sentido de favorecer a geração e a maximização desses processos. No que serefere à gestão socioambiental, os dados da pesquisa corroboram com as conclusões de outraspesquisas acadêmicas que destacam a existência de uma postura reativa por parte da maioriadas empresas brasileiras em relação a essas questões, fixando-se basicamente eminvestimentos e em ações regulatórias para atender aos requisitos e exigências de normasnacionais e internacionais.

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