EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Diagnóstico das Justificativas Empresariais de Iniciativas de Sustentabilidade Corporativa Associadas com o Envolvimento dos Produtores de Alimentos no Setor de Supermercados


Informações

Código: ESO1096
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 05 - Estratégia, Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa

Autores

Gabriela Este Pires da Rosa, Celso Funcia Lemme

Resumo

O presente estudo teve por objetivo avaliar aconstrução de justificativas de negócio (businesscases) de sustentabilidade no setor de supermercados, considerando a etapa de produção defrutas, legumes, verduras e carnes, escolhida por representar a maior parte dos fornecedoresda cadeia de valor. A revisão de literatura procurou examinar a associação entre desempenhosocioambiental e financeiro nas empresas em geral e algumas características mais importantesdo setor de supermercados.Para a realização da pesquisa, foram selecionados os oito maiores supermercados do mundo,por critério de faturamento, que divulgam relatório de sustentabilidade. À lista, foi adicionadoo maior brasileiro, totalizando nove empresas para análise, de seis países e quatro continentes,incluindo americanas, francesas, inglesas, alemãs, japonesas e brasileiras.Inicialmente, foram identificadas as práticas socioambientais dos supermercados voltadaspara a etapa de produção de frutas, legumes, verduras e carnes. A primeira análise realizadafoi da quantidade e diversidade de práticas socioambientais que abordassem as questõesmateriais do setor. A segunda foi um diagnóstico das práticas de sustentabilidade, com baseno modelo desenvolvido por Epstein e Roy (2003), no qual os autores buscam verificar comoas práticas socioambientais são relatadas, considerando seu relacionamento com odesempenho financeiro da empresa. Para determinação das métricas necessárias à construçãode business cases para cada prática genérica, foi usado o modelo sdEffect (YACHNIN &ASSOCIATES, 2006), que, para identificar a influência de práticas socioambientais nodesempenho financeiro, tenta isolar seus efeitos de outras variáveis do negócio e expressá-losem termos quantitativos e financeiros.Os resultados mostraram que, mesmo tendo iniciativas significativas que envolvem osprodutores de alimentos, os supermercados ainda estão distantes de justificar financeiramentea implantação das práticas sustentáveis. Algumas informações divulgadas estão quantificadas,mas ainda não monetizadas, havendo ainda distância significativa entre informações sobredesempenho socioambiental e financeiro nessas empresas. Foram propostas métricas eindicadores para auxiliar os supermercados a justificar financeiramente suas iniciativassocioambientais, inserindo a sustentabilidade nos seus modelos de negócio e aprimorando seusistema de informações gerenciais.Uma mudança no conceito de que relatórios de sustentabilidade são escritos principalmentepara comunidades envolvidas, clientes e terceiro setor pode ser importante para que osgestores e os investidores comecem a enxergar valor nas empresas que inserem odesenvolvimento sustentável na sua estratégia e estão focadas no tripé da sustentabilidade. Asubmissão do relatório às diferentes áreas de negócio das empresas pode ser um bom caminhopara geração de debates e controvérsias, com consequente melhoria nas informaçõesdivulgadas.

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