EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Código de Conduta: Grau de Adesão às Recomendações do IBGC pelas Empresas Listadas na BM&FBovespa


Informações

Código: ESO180
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 05 - Estratégia, Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa

Autores

Hudson de Azevedo, Márcia Martins Mendes De Luca, Allan Pinheiro Holanda, Vera Maria Rodrigues Ponte, Sandra Maria dos Santos

Resumo

Os recentes escândalos financeiros envolvendo corporações multinacionais contribuíram parareforçar a necessidade de se priorizar a ética nos negócios. Convergente com os objetivoséticos, o mundo empresarial conta ainda com um conjunto de princípios, processos e práticasconhecidos como governança corporativa. A conjugação de ética e governança corporativapode ser fator decisivo para o sucesso empresarial. Como canais orientadores, códigos deconduta ou códigos de ética explicitam os comportamentos morais e éticos desejáveis noambiente empresarial. Dentre as melhores práticas de governança corporativa, o InstitutoBrasileiro de Governança Corporativa (IBGC) recomenda que, propugnar pelo respeito àsleis, as organizações devem elaborar seus próprios códigos de conduta. Operações com partesrelacionadas, conflito de interesses e informações privilegiadas são alguns dos assuntos queorientam o rol de recomendações do IBGC para a elaboração do código de conduta daorganização. É função dos itens citados tentar minimizar os problemas de agência,contrapondo-se à falta de proteção aos minoritários, ao risco moral, à assimetria dainformação, dentre outros. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo investigar o grau deadesão às recomendações do IBGC pelas empresas listadas na BM&FBovespa paraelaboração de seus códigos de conduta empresarial. Para tanto, foram coletados os dadosdisponíveis nos websites das 166 empresas componentes da amostra da pesquisa, sendo 103delas listadas nos três níveis diferenciados de governança corporativa (Nível 1, Nível 2 eNovo Mercado), e 63 do segmento tradicional da BM&FBovespa. Foram aplicados testesestatísticos (Anacor) para apurar a associação entre o grau de adesão ao código do IBGC e osegmento de listagem das empresas na BM&FBovespa e a associação entre o grau de adesãoao código do IBCG e o respectivo setor de atuação. A análise dos dados coletados noscódigos de conduta da amostra revelou que o segmento tradicional da BM&FBovespaapresenta o maior grau de adesão e que o Nível 1 apresenta o menor grau de adesão, nãoconfirmando a hipótese inicial de que os três níveis diferenciados de governança corporativaapresentariam maior grau de adesão. Na análise por setor de atuação, Utilidade públicaapresenta “maior” grau de adesão às recomendações do IBGC, enquanto Petróleo, gás ebiocombustíveis e Telecomunicações apresentam um grau de adesão “médio alto”,confirmando, parcialmente, a hipótese de que setores regulados apresentariam maior grau deadesão às recomendações do IBGC quando comparados com setores não regulados.

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