EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Estudos sobre estratégias internacionais no Brasil: análise sob a perspectiva de redes sociais


Informações

Código: ESO2976
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 08 - Negócios Internacionais

Autores

Mohamed Amal, Silvana Anita Walter, Tatiana Marceda Bach, Natalie Aurélia Cidral

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a evolução da estrutura de relacionamentos entre atores –instituições e autores – das áreas de gestão internacional e internacionalização de empresas nocontexto brasileiro. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, bibliométrica esociométria dos artigos publicados no Encontro da Associação Nacional dos Programas dePós-Graduação em Administração do Brasil (EnANPAD), empregando uma perspectivalongitudinal (1997-2010). Foram coletados e analisados o total de 240 artigos científicos,abrangendo todas as publicações dos temas de gestão internacional e internacionalização deempresas dos estudos da área de estratégia deste evento. Realizou-se a análise bibliométrica esociométrica dos dados, no tocante: ao número de artigos publicados por ano; a instituiçõesmais prolíficas; a redes sociais de cooperação entre atores divididos em três períodos (1997-2000, 2001-2005, 2006-2010); e a atores com maior número de laços e mais prolíficos;indicadores de cooperação geral (1997-2010) e em períodos; estas análises foramdesenvolvidas com o auxílio do software UCINET® 6. Também foram identificadas as obrasmais citadas, e por meio de análise de conteúdo, os temas pesquisados sobre gestãointernacional e internacionalização. Houve uma evolução no número de artigos publicados naárea e na densidade das redes, contudo relações de cooperação entre os autores dos estudosrevisados ainda são fragmentadas, concentrando-se em pequenos grupos. No que tange àsinstituições, observou-se que existe abertura para parcerias entre brasileiras e estrangeiras,havendo uma diversidade no perfil das instituições, visto que, enquanto algumas tendem a seassociar em publicações, outras publicam quantidades consideráveis de estudos internamente.As obras mais citadas são de Jan Johanson, o que demonstra o interesse pelo ambiente dasredes de relacionamentos, bem como seu impacto sobre a internacionalização das empresas.As redes de cooperação, nos períodos analisados, caracterizam-se pela evolução no que tangeao ingresso de novos pesquisadores na área, maior número de artigos submetidos e criação detemas relacionados à gestão internacional, tornando a configuração mais homogênea emperíodos mais recentes, contudo, mantendo as características de small words em todos osperíodos analisados. No tocante às abordagens teóricas e aos temas estudados, também severificaram alterações ao longo dos períodos que estão, em grande parte, relacionadas aocontexto econômico e de internacionalização vivido pelo país. Isto demonstra que os estudosda área estão preocupados em compreender e contribuir para a gestão estratégicainternacional. Conclui-se que ocorreu uma evolução na produção científica que trata de gestãointernacional e internacionalização de empresas, no período de 1997-2010, no que tange aonúmero de artigos publicados e à densidade das redes de cooperação. Contudo, existe ainda umavasta possibilidade de associação nestes estudos. Também se notou uma ampliação nasabordagens teóricas empregadas e nos temas analisados.

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