A Formação de Uma Campeã Nacional: O Processo de Internacionalização da Eletrobrás
Informações
Código: ESO2964
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 08 - Negócios Internacionais
Autores
André Luis da Silva Leite, Graciella Martignago, Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Nivalde José de Castro
Resumo
A internacionalização de empresas consiste em um processo ainda recente na históriabrasileira. A economia brasileira tradicionalmente receptora de Investimentos ExternosDiretos ampliou, na última década, o número e a diversidade em termos de setores daatividade econômica, a atuação de empresas transnacionais brasileiras. Este artigo tem comoobjetivo contribuir com a compreensão desta nova realidade – internacionalização deempresas brasileiras - que se recente pela relativa pequena quantidade de pesquisas, sobrtudono que diz respeito à empresas públicas. Para isto, apresenta a estratégia deinternacionalização da Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás), criada a partir de um estadodesenvolvimentista e intervencionista que objetiva atuar na construção de grandes projetos deinfra-estrutura, agora se lança no mercado externo com objetivos estratégicos vinculados aretornos financeiros, mas também como instrumento de uma política integracionista dogoverno brasileiro. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagemqualitativa uma vez que o objetivo do trabalho era conhecer e descrever as estratégiasutilizadas pela empresa para internacionalização, e este tipo de pesquisa permite umentendimento mais profundo do fenômeno de interesse. A estratégia de pesquisa foi o estudode caso, e a escolha da empresa Eletrobrás se justifica por se tratar de caso único e revelador.Foram utilizados dados primários, provenientes de entrevista semi-estruturada realizada como assessor da área internacional da empresa e dados secundários obtidos em relatórios edocumentos disponíveis no site da empresa. A análise dos dados coletados seguiu o métododa análise preliminar de conteúdo, buscando entender integralmente a mensagem transmitidae identificando a existência ou não dos aspectos observáveis e a importância dada pelo ator acada um dos aspectos. Foi realizada também uma análise documental visando aprofundar asrespostas obtidas na entrevista, bem como, confrontar as informações buscando validá-las. Oestudo do caso da Eletrobrás permitiu conhecer a realidade de uma empresa que não teve asexportações como um estágio inicial do processo de internacionalização. Mas, encontra-se emum mercado que apresenta um setor elétrico maduro, que cresce a taxas equivalentes à taxa decrescimento do PIB, o que permite a adoção de estratégias no sentido de expansão de suasfronteiras. Atualmente é considerada uma Campeã Nacional do setor elétrico, conforme oconceito apresentado em Levêque (2006), já que a Eletrobrás atua tanto como instrumento depolítica do Estado, mas também busca novos espaços para valorização do capital. Essainternacionalização, no entanto, gera novos desafios, como a necessidade de formação dequadros de profissionais sob uma nova cultura e, com conhecimentos voltados a novastecnologias, meio ambiente, etc. Ao enfrentar estes desafios, a Eletrobrás poderá garantirmaior capacitação para enfrentar também os novos players internacionais que passaram aatuar no Brasil. A internacionalização permitirá que a empresa desenvolva estratégias paradisputar parcerias nos novos empreendimentos.
Abrir PDF