Internacionalização de Franquias do Varejo de Moda de Países Emergentes: Geração de Proposições de Pesquisa a partir de um Estudo de Casos Múltiplos
Informações
Código: ESO2617
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 08 - Negócios Internacionais
Autores
Thiago Cruz Silveira, Victor Manoel Cunha de Almeida, Felipe Mendes Borini, Ilan Avrichir
Resumo
Este estudo de natureza exploratória teve por objetivo a geração de proposições de pesquisapara identificar aspectos distintivos nos fatores determinantes da escolha do modo defranchising na internacionalização do varejo de moda de países emergentes. No referencialteórico são apresentados os estudos que abordam os fatores determinantes dainternacionalização das franquias. O referencial inicia-se apresentando os estudos sobre ainternacionalização de franquias oriundas de países desenvolvidos e termina abordando osestudos relacionados às franquias oriundas de países emergentes, mais especificamente asbrasileiras. Para se atender ao objetivo deste estudo, selecionou-se a partir do referencialteórico um conjunto de categorias de análise, na forma de fatores internos e externos quepoderiam influenciar a escolha do modo de franchising no processo de internacionalização.Utilizou-se uma abordagem qualitativa, mediante o estudo de casos múltiplos. Foraminvestigadas as experiências de internacionalização de quatro empresas do setor de de moda.Os critérios utilizados para a seleção dos casos incluem: varejistas de moda com marcareconhecida em âmbito nacional; com experiência superior a 10 anos de mercado; e quepossuíam franquias no exterior. Para proporcionar diversidade à análise, selecionou-seempresas de diferentes unidades da federação, atuando em distintos segmentos do setor demoda, bem como apresentando grande variação no número total de lojas. Foram selecionadosquatro casos para análise: Arezzo, Lilica Ripilica, Richards e Rosa Chá. Nesse estudo buscouseuma pluralidade nas fontes de evidência dos casos. As entrevistas em profundidade com osexecutivos responsáveis pelas atividades internacionais das empresas constituíram a principalfonte de evidência. Foram coletados também dados secundários, especialmente documentaçãoatravés de recortes de jornal e artigos publicados na mídia, que permitiram a triangulação dainformação. A análise dos casos foi realizada utilizando-se as seguintes categorias de análise:(a) para os fatores determinantes internos à firma - marca da empresa, características dotomador de decisão, produto, e acesso a recursos financeiros e de gestão; e (b) para os fatoresdeterminantes externos à firma - rede de contatos, abordagem reativa, características domercado doméstico, distância geográfica e cultural, e risco político e econômico. O presenteestudo resultou na elaboração de um conjunto de onze proposições de pesquisa que poderãoser empiricamente testadas em estudos futuros, de forma a possibilitar a ampliação dasfronteiras da área de conhecimento sobre o processo de internacionalização de franquias devarejo de países emergentes. Sugere-se também que a validade das proposições resultantes dopresente estudo sejam testadas quanto à sua aplicabilidade a outros setores do varejo brasileiroe de outros países emergentes.
Abrir PDF