EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


A influência das atividades de marketing na performance exportadora de países emergentes: um modelo conceitual adaptado a MPEs brasileiras


Informações

Código: ESO2599
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 08 - Negócios Internacionais

Autores

Reynaldo Dannecker Cunha, Thelma Valéria Rocha

Resumo

Este estudo tem com objetivo principal realizar uma reflexão sobre a influênciadas atividades de marketing na performance de exportação em países emergentes, neste caso,analisando micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras. Nesse sentido, é proposto ummodelo conceitual, além de oferecidos os caminhos para realização de uma survey, a fim detestar empiricamente a validade do modelo. A metodologia utilizada neste artigo é qualitativa.Nele são utilizadas fontes documentais, disponíveis principalmente na base de dados doSistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE (Nacional e filial SãoPaulo) que fundamentam o ambiente competitivo da análise. Uma pesquisa bibliográficaidentifica e revisa teorias e modelos de internacionalização da firma e de conceitos demarketing. De forma mais específica, a revisão teórica apresenta os referenciais necessários auma contextualização das MPEs no mercado brasileiro e seu desempenho nas exportações;segue com uma revisão sobre teorias de internacionalização da firma, com atenção ao papeldos empreendedores na internacionalização; continua com uma avaliação sobre os conceitosligados a marketing no contexto internacional; e conclui com uma análise dos conceitos ecritérios para avaliação de performance exportadora. São considerados aspectos referentes aoperfil do empreendedor, a luz dos conceitos de Andersson (2000) e como este se relacionacom as atividades de marketing. Analisam-se também as características da empresa e de seusprodutos, e de como essas duas variáveis interferem na implantação e desenvolvimento dasatividades de marketing e de sua influência na performance de exportação. Com base nessasteorias, e suportado por um modelo conceitual de Cavusgil e Zou (1994), é desenvolvido umnovo modelo que contempla aspectos internos das MPEs, perfil do empreendedorinternacional, atividades de marketing internacional e performance exportadora. Comoprincipais contribuições, esse artigo aprimora o modelo desenvolvido por Cavusgil e Zou(1994), ao estender uma luz sobre empresas de países emergentes. Além disso, como esseestudo estava limitado a empresas de grande porte, uma visão focada em MPEs complementao modelo inicial. Somado a isso, a inclusão do perfil dos empreendedores internacionaisoferece uma visão mais pertinente sobre como e por que as MPEs utilizam de forma maisfrequente e eficiente as atividades de marketing para exportação, que se reflete naperformance de exportação. Outra contribuição importante liga-se à apresentação dashipóteses, variáveis, indicadores e do instrumento de coleta para aplicação de uma survey,facilitando o teste do modelo empiricamente.

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