EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


ANÁLISE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS NA INDÚSTRIA DE CHARUTOS E CIGARRILHAS DA BAHIA


Informações

Código: ESO2389
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 08 - Negócios Internacionais

Autores

Itiel Moraes da Silva, Ana Carla Cavalcante das Chagas

Resumo

A pesquisa tem como objetivo investigar as manifestações dos principais conceitos-chave dasteorias de internacionalização no processo de internacionalização na Menendez & Amerino,empresa que possui a liderança em market share no mercado de charutos e cigarrilhasbrasileiro. Para construção do referencial teórico foram utilizados os principais conceitoschavedas teorias de internacionalização: As teorias de internacionalização selecionadas foramas seguintes: Ciclo de Vida do Produto (VERNON, 1966; 1979), Paradigma Eclético(DUNNING, 1980, 1988), Modelo Diamante (PORTER, 1989), Escolha Adaptativa (LAM;WHITE, 1999), Visão Baseada em Recursos (WERNERFELT, 1984; BARNEY, 1991); eModelo Uppsala (JOHANSON; WIDERSHEIN-PAUL, 1975; JOHANSON; VAHLNE,1977). Os conceitos-chave que nortearam a análise na presente pesquisa foram: localização,recursos tangíveis e intangíveis, escolhas gerenciais, aprendizagem, agentes externos ecenário externo (KOVACS, 2009). A estratégia metodológica de estudo de caso qualitativofoi considerada apropriada para esclarecer o problema de pesquisa e para investigar oprocesso e a dinâmica do fenômeno da internacionalização. A pesquisa é de naturezalongitudinal e os procedimentos metodológicos foram embasados na teoria adaptativa. Asprincipais técnicas de análise dos dados coletados foram: análise de conteúdo e construção decategorias, propriedades e relações entre os dados, pelo método da comparação constantedesenvolvido por Glaser e Strauss (1967). A análise dos dados foi realizada em duas etapas:descritiva e por meio do método de comparação constante, com o auxílio do softwareATLAS/ti. No que diz respeito aos principais resultados, percebe-se análise da trajetória deinternacionalização da empresa é marcada por dois fatores fundamentais: conhecimentoacumulado e vantagens comparativas. No que diz respeito ao primeiro fator, o caso daMenendez Amerino aparentemente parecia encaminhar-se para o típico padrão deinternacionalização revelado em muitas pesquisas, quando as empresas tendem a desenvolverseinicialmente no mercado doméstico, assumindo passos incrementais nas operações deinternacionalização e movendo-se para mercados culturalmente familiares ougeograficamente mais próximos. No que diz respeito as vantagens comparativas, essasfundamentam a base para competição internacional da Menendez Amerino na sua indústria.Visto que a abundância, qualidade, acessibilidade e custo da terra, água, condições climáticasbem como localização, criam um contexto no qual a Menendez Amerino fundamenta suasestratégias internacionais.

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