A Importância do Determinismo Ambiental para a Realização de Alianças Estratégicas por Subsidiárias Estrangeiras
Informações
Código: ESO2324
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 08 - Negócios Internacionais
Autores
Sidney Costa, Felipe Mendes Borini
Resumo
A finalidade deste artigo é analisar como as condições do contexto competitivo nacional,contexto competitivo internacional e da abordagem das redes de negócios favorecem nodesenvolvimento das alianças estratégicas praticadas por subsidiárias estrangeiras. Éreconhecida a importância dos fatores ambientais condicionantes para o sucesso de um país,assim como das redes de negócios em que se inserem as empresas, sendo vasta e distinta aliteratura acadêmica que trata o assunto. E, embora, seja fecunda a literatura e suas influênciasnas organizações, ainda há carência de estudos empíricos que aprofundem questões sobre osfatores que auxiliam em maior ou menor grau no desenvolvimento das alianças realizadaspelas subsidiárias. Ademais, aprofunda-se a discussão sobre o modelo metanacional,evidenciando a importância das alianças estratégicas para o desenvolvimento das estratégiascompetitivas das subsidiárias. O referencial teórico trata inicialmente sobre as estratégiasclássicas adotadas pelas multinacionais com posterior aprofundamento da estratégiametanacional, tendo-se em vista a estreita relação dessa estratégia com alianças estratégicas.O tópico seguinte aprofunda a discussão sobre as alianças estratégicas, ao que seguem osconceitos da teoria do diamante nacional e do duplo diamante, finalizando com a discussãosobre a abordagem das redes de negócios. São fundamentadas e formuladas três hipóteses.H1: Quanto melhores as condições do contexto nacional (diamante nacional) no Brasil maiora possibilidade das subsidiárias estrangeiras realizarem alianças estratégicas para criação devalor. H2: Quanto melhores as condições do contexto internacional (diamante internacional)maior a possibilidade das subsidiárias estrangeiras realizarem alianças estratégicas. H3:Quanto melhor a relação com as empresas da rede de negócio maior a possibilidade dassubsidiárias realizarem alianças. Uma pesquisa survey com as mil e duzentas maioresmultinacionais será usada para responder as hipóteses. Foram obtidas 172 respostas desubsidiárias. A partir das variáveis extraídas do questionário, foram criados quatro construtos,sendo o dependente alianças estratégicas e três independentes: contexto competitivo nacionalcontexto competitivo internacional e redes de negócios. O resultado confirma as hipóteseslevantadas e mostra que a formação de alianças estratégicas realizadas por subsidiáriasestrangeiras está relacionada com as condições favoráveis do contexto competitivo nacional,internacional e da presença de bons parceiros na rede de negócios. As implicações doresultado procuram preencher a lacuna de pesquisa referente às alianças estratégicasrealizadas por subsidiárias. Além disso, suporta as prerrogativas do modelo metanacional queadvoga as alianças como estratégia das subsidiárias de multinacionais. Por fim, apresentaproposições para a discussão da atuação de multinacionais em mercados emergentes,sugerindo como as alianças podem favorecer a inovação, o preenchimento de vaziosinstitucionais, a exploração de externalidades e ao estreitamento das relações com os gruposde interesse.
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