EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Estrangeirismo e Complexo de Gulliver: brasileiros na percepção de expatriados de diferentes origens


Informações

Código: ESO2269
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 08 - Negócios Internacionais

Autores

Bruno Felix von Borell de Araujo, Maria Luisa Mendes Teixeira

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de compreender, à luz da abordagem do Complexo de Gulliver,como expatriados voluntários de diferentes origens percebem a relação do brasileiro com oestrangeiro. O Complexo de Gulliver se refere a uma proposição teórica desenvolvida porBrachfeld (1951), a partir das experiências do protagonista do romance satírico "As Viagensde Gulliver" com gigantes, diante dos quais se sente inferior, e seres minúsculos, frente aosquais se posiciona como superior, nas terras de Lilliput e Brobdingnag. Buscou-se avançar naliteratura ao buscar compreender como o estrangeirismo (Motta, Alcadipani & Bresler, 2001),traço cultural brasileiro que representa a fixação pelo que provém de outros países, semanifesta na relação de brasileiros com expatriados de diferentes origens. Além disso,buscou-se também aprofundar os resultados apresentados por estudos recentes (Irigaray &Vergara, 2010; Araujo, Cruz & Malini, 2011) que identificaram heterogeneidade napercepção de estrangeiros a respeito do profissional brasileiro. O estudo, de cunhoexploratório e qualitativo, foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com 33expatriados voluntários (EVs) com perfil profissional executivo e que residem ou residiramno Brasil por pelo menos dois anos, sendo 17 de origem de países desenvolvidos e 16 depaíses em desenvolvimento. Buscou-se identificar incidentes críticos nos quais o expatriadotenha percebido comportamentos de inferioridade e superioridade por parte de brasileiros noambiente de trabalho. Os resultados sugeriram que o estrangeirismo pode ser entendido comouma dimensão da cultura brasileira, bipolar, onde um pólo representa a solicitude do brasileiropara com o estrangeiro, e o outro pólo representa o comportamento arrogante, guardandoentre si uma relação de compensação, compreendida no complexo de Gulliver. Os resultadossugerem ainda, que comportamentos adotados associados a um pólo ou outro, não podem serexplicados apenas pela origem do estrangeiro, mas pela aparência do mesmo. Enquantoexpatriados de países desenvolvidos relataram com maior freqüência comportamentossolícitos, gerando a impressão de um brasileiro solícito, os expatriados latino-americanos e osde países desenvolvidos com aparência física latina perceberam os brasileiros, maisfrequentemente, como arrogantes e prepotentes. A fixação do brasileiro pelo estrangeiro serefere aos que se parecem com a figura arquetípica do "pai ideal" e é compensada pelodesprezo pelos demais "colonizados", o que inclui os latinos, entre eles os própriosbrasileiros. Ao final apontam-se limites e sugestões para novas pesquisas visandocompreender a relação entre brasileiros e estrangeiros, particularmente no que se refere àrelação com expatriados, tendo em vista contribuições para a gestão. A relevância práticadeste estudo reside na sua contribuição para a gestão de relações com expatriados emempresas situadas em solo brasileiro, gestão de negócios internacionais, e na contribuiçãoteórica sobre a compreensão do estrangeirismo na cultura brasileira.

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