EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


O Comércio Justo como Vantagem Competitiva no Processo de Internacionalização: Um Estudo de Caso da Justa Trama


Informações

Código: ESO2186
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 08 - Negócios Internacionais

Autores

Mário Henrique Ogasavara, Antonia Lais Costa Araujo

Resumo

Este trabalho investigou quais são os aspectos que determinam o comércio justo como fatorde vantagem competitiva no processo de internacionalização. Diante de um cenário de altaconcorrência que requer diferenciações competitivas, a internacionalização é mais quepromover a atuação de forma sustentável das organizações brasileiras no mercado externo, étambém torná-las mais capazes de sobreviver em seu próprio país, onde a disputa comprodutos e organizações estrangeiras está cada vez mais acirrada. O comércio justo é umaforma de comércio alternativa, que defende uma melhor qualidade de vida para aqueles nabase da pirâmide de produção - o produtor recebe uma remuneração adequada para o seutrabalho, desde que respeitados alguns princípios éticos e morais. Seus defensores pretendemaumentar a produção e o consumo de bens ecologicamente corretos e o respeito aos direitoshumanos. Este trabalho tem como principal objetivo o intuito de identificar o Comércio Justocomo um diferencial competitivo no processo de internacionalização da cooperativa JustaTrama. Para isto, autores como Johanson e Vahlne (1977, 1990) foram utilizados para formaro referencial teórico no que diz respeito à internacionalização. Jaffe (2204) e dados oficiaisdo Sebrae contribuíram para organização do referencial sobre comércio justo; ainda, Porter(1989, 1993) fundamentou no que concerne à vantagens competitivas.Quanto à metodologia,o estudo classifica-se como uma pesquisa qualitativa exploratória na cooperativa em questão.Este tipo de pesquisa oferece descrições ricas sobre uma realidade específica e ajudou opesquisador a superar concepções iniciais. Segundo Yin (2001), o método de estudo de caso éuma ferramenta relevante para estudos contemporâneos. Tendo em vista que o estudoexploratório levanta bases para outras investigações, o estudo de caso, em que se pesquisa emescala amostral do universo investigado as informações levantados no estudo exploratório, foiutilizado nesse estudo. Objetivou-se aprofundar as idéias sobre o objeto de estudo, através deinformações secundárias buscadas na literatura especializada, como livros de autoresconceituados e artigos científicos. Para os resultados e discussões, as informações primáriasforam obtidas através de entrevista realizada com uma das coordenadoras da cooperativaestudada. O entendimento e análise da cooperativa Justa Trama, seus processos, sua atividadeinternacional e seu envolvimento com o comércio justo são de fundamental importância parao estudo das vantagens competitivas. Tais informações foram compiladas, possibilitando acriação e a análise mais detalhada dos fatores e aspectos internos envolvendo a Justa Trama.Os dados obtidos tornam a pesquisa consistente e firmam respostas claras para os objetivostraçados.

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